Ao planejar sua viagem nacional em meio à pandemia, podem surgir algumas dúvidas em relação aos procedimentos de prevenção à COVID-19, como qual a máscara de proteção indicada e se precisa fazer teste de COVID para viajar dentro do Brasil.
Para que você possa viajar em segurança, nós trouxemos um guia completo com as principais dúvidas ao viajar na pandemia, como quais os protocolos de prevenção, se precisa fazer teste de COVID para viajar dentro do Brasil e os principais meios de diagnosticar o vírus. Confira!
Precisa fazer teste de COVID antes de viajar?
Afinal, para viajar dentro do Brasil precisa de teste de COVID? Diferentemente de voos internacionais, com destinos para a América Central e Europa, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) não estabelece a obrigatoriedade da testagem do coronavírus para embarcar em voos domésticos.
Então, é possível conhecer diversos destinos brasileiros sem a realização do teste. Porém, se você deseja visitar o arquipélago de Fernando de Noronha, saiba que por lá o resultado é exigido no desembarque. Para as demais regiões, não precisa fazer teste de COVID para viajar dentro do Brasil.
Viagens internacionais
No caso de viagens internacionais, é importante verificar a obrigatoriedade do teste. Nos Estados Unidos e no Reino Unido, por exemplo, é importante apresentar o resultado do teste.
Por isso, verifique se no seu destino existe essa obrigatoriedade. Caso isso ocorra, também deve-se se atentar se o país recebe os resultados do exame em português, inglês ou em sua língua nativa.
Tipos de testes
Se para viajar de avião você precisa do teste de COVID, conheça os principais modelos de testagem, como são aplicados e qual o nível de eficiência de cada um deles.
1. RT-PCR
Esse costuma ser um dos modelos de teste de COVID para viagens internacionais mais solicitados, já que seu resultado oferece cerca de 90% de confiabilidade. Para isso, o exame coleta secreção do nariz ou da boca para avaliar a presença do vírus.
O processo é feito com a ajuda de um swab — instrumento de coleta similar a um cotonete que capta o material genético para análise. O resultado do teste RT-PCR demora aproximadamente 48h para ficar pronto.
2. Teste rápido
O teste rápido é uma das formas de diagnosticar o coronavírus. Para isso, são coletadas algumas gotas de sangue que são colocadas em contato com um reagente a fim de atestar a presença do vírus. Apesar de o resultado sair em alguns minutos, o teste possui um nível de eficácia variável, que oscila de acordo com um período de contágio específico.
Protocolos de prevenção nos aeroportos
Mesmo que para viagem nacional não precise de teste de COVID, existem diversos protocolos de prevenção que devem ser seguidos para garantir um embarque e um desembarque seguros.
Uso de máscara de proteção
O uso de máscara de proteção é indispensável para se proteger do coronavírus. Por isso, ele faz parte dos procedimentos obrigatórios para embarque e deve seguir as especificações estabelecidas pelas companhias aéreas.
É permitido embarcar com:
- Máscaras PFF2;
- Máscaras de tecido com tripla camada de proteção;
- Máscaras cirúrgicas.
Não é permitido embarcar com:
- Bandanas ou lenços cobrindo o rosto;
- Máscaras de tecido com uma dupla ou única camada de proteção;
- Apenas protetor facial (face shield);
- Máscaras com respirador.
Higienização das mãos
Em todas as áreas do aeroporto é possível encontrar álcool-gel para a higienização das mãos. Porém, é importante levar na bolsa o produto para limpar as mãos imediatamente após o contato com as superfícies externas.
Check-in on-line
O check-in on-line é uma boa prática de prevenção à COVID-19, já que com ele é possível evitar aglomerações e realizar o devido distanciamento social. Por isso, ao viajar de avião na pandemia, é importante se informar se a companhia aérea oferece esse serviço e em quais canais o check-in pode ser feito (site, aplicativo,etc)
Brasil: melhor destino para viajar na pandemia
Não precisa de teste de COVID para viajar dentro do Brasil e, além disso, existem diversos outros motivos que fazem do nosso país um dos melhores lugares para viajar na pandemia.
Além de oferecer inúmeras opções de destinos, desde a região serrana até o litoral, o Brasil é repleto de natureza, sendo a opção perfeita para curtir um passeio com menor risco de contágio. Opções de lugares novos para conhecer em nosso país é o que não falta!
Venha para a Costa do Sauípe!
Localizado a 76 km de Salvador, no litoral baiano, o complexo de hotéis da Costa do Sauípe oferece acomodações aconchegantes para todo tipo de viagem — seja um passeio sozinho, a dois ou com toda a família.
Por lá, é possível desfrutar das melhores praias e piscinas da região, além de várias atividades culturais, artísticas e gastronômicas. Tudo com os devidos protocolos de prevenção, como: funcionamento com capacidade reduzida, reforço nos processos de higienização e check-in on-line.
Aproveite para viver experiências inesquecíveis no maior resort all-inclusive da Bahia! Confira nossas opções de hospedagem e faça já sua reserva!