Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberaba (34) 3325 9602
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 19 de julho de 2021, 4 min de leitura

Se você está pensando em conhecer um novo destino na pandemia, saiba que fazer o teste PCR para viajar se tornou um item obrigatório para a maioria das rotas internacionais. Também é fundamental fazê-lo se quiser conhecer algumas cidades no nosso país.

Pensando nisso, a Costa do Sauípe traz um guia completo com tudo que você precisa saber sobre o teste PCR: como é feito, onde fazer e em quanto tempo sai o resultado, entre outros detalhes. Confira!

O que é o teste PCR?

Mas, afinal, o que é PCR? O teste RT-PCR, também conhecido apenas como PCR, é denominado, na comunidade científica, como aquele que oferece maior precisão para identificar a presença do coronavírus no organismo. O exame avalia a presença do Ácido Ribonucleico, principal material genético do coronavírus.

Já a sigla RT-PCR, que dá nome ao exame, é abreviação do termo em inglês “Reverse Transcription Polymerase Chain Reaction”, que pode ser traduzido como reação em cadeia de polimerase.

Como é feito o teste PCR?

O teste de PCR é feito da seguinte maneira: o enfermeiro introduz no nariz ou na garganta do paciente um cotonete, a fim de coletar o material genético. O teste pode ser um pouco incômodo e desconfortável, mas dura apenas alguns minutos. Após a coleta, o conteúdo é enviado para a análise.

Diagnóstico

A amostra do material genético do paciente é encaminhada para o laboratório, de modo a identificar a presença do RNA do vírus, que é transformado em DNA. Assim que a análise identificar o genoma do vírus, o resultado para a COVID-19 é positivo.

Quem precisa fazer o teste?

O teste PCR é indicado para pessoas que possuam sintomas de COVID. Ele deve ser feito assim que os primeiros sinais surgirem, para captar o resultado mais preciso possível.

O teste PCR para viajar deve ser feito pelos passageiros que apresentem ou não sintomas de COVID-19, principalmente para os que desejam fazer uma viagem até um destino que exija o resultado negativo do teste para a entrada no local.

O exame PCR é obrigatório para a maioria das viagens internacionais. Porém, algumas cidades e estados brasileiros também vêm adotando a medida.

teste-pcr-para-viajar-interna

Em quanto tempo sai o resultado do teste?

O resultado do teste PCR para viajar pode sair em um prazo que varia de 48h até 72h após a coleta da amostra. O tempo para a resolução varia de acordo com o laboratório escolhido. Por isso, é importante verificar se o seu destino possui essa obrigatoriedade para realizar o teste com antecedência.

Lembrando que alguns locais pedem um prazo mínimo. Por exemplo, podem exigir que o teste seja feito 24h ou 48h antes do embarque. No caso de destinos internacionais, também é importante verificar se há a necessidade de entregar o teste PCR na língua nativa do país.

Onde fazer o teste PCR?

O teste PCR pode ser feito em diversos laboratórios e até em algumas farmácias. Porém, alguns locais exigem a guia médica antes de realizar o procedimento.

Por isso, vale a pena verificar todos os requisitos do laboratório antes de realizar o exame. Esse processo também pode ser feito nas instituições de alguns aeroportos que prometem os resultados em até 4h.

Referente aos valores do exame, o preço do teste PCR pode ser encontrado na faixa de R$200 a R$450, variando de acordo com a região ou instituição escolhida. Uma dica para economizar é verificar se a companhia aérea escolhida oferece desconto aos viajantes que realizam esse tipo de procedimento.

Em que destinos o teste é obrigatório?

A realização do teste PCR para viajar é obrigatória para a maioria dos destinos internacionais, incluindo a América do Sul. Dessa forma, antes de fazer as malas, é importante verificar se existe essa exigência para o destino escolhido.

Há, também, algumas cidades brasileiras que optaram por solicitar a realização do teste para receber novos visitantes. Diante disso, saiba que se você pretende viajar para Ilhabela (SP), Caldas Novas (GO) ou Fernando de Noronha, deve apresentar o resultado do teste de PCR. Para mais detalhes, é importante consultar as diretrizes de cada município para receber os visitantes.

Viaje com segurança

Agora que você já sabe tudo sobre o teste de PCR, aproveite para conhecer destinos rodeados de natureza e com todas as medidas de prevenção a COVID-19. Uma boa opção para aproveitar momentos inesquecíveis é a Costa do Sauípe.

Localizado a 76 km de Salvador, esse complexo de hotéis conta com acesso às mais belas praias e piscinas da região. Além disso, possui várias atrações artísticas, culturais e gastronômicas.

A Costa do Sauípe segue vários protocolos de prevenção ao coronavírus para proporcionar segurança e bem-estar aos hóspedes. Confira nossas opções de hospedagem e faça já sua reserva!

Compartilhe nas redes sociais

Confira nossos pacotes promocionais e aproveite o melhor do Litoral baiano pelo menor preço

Confira