Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberaba (34) 3325 9602
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 30 de setembro de 2021, 5 min de leitura

O novo normal já não está mais tão novo assim! Há quanto tempo você está usando máscaras para se proteger da Covid-19? Muito, né? Precisamos usar máscara para viajar de avião, nos transportes públicos, nos locais fechados, entre outras situações.

Esse protocolo é recomendado pelas autoridades de saúde desde o começo de 2020 e, ao que tudo indica, vamos continuar usando máscaras por mais tempo. Você sabe quais são as melhores máscaras para viajar? Confira abaixo:

O que é uma máscara para viajar de avião?

Dificilmente você ainda não sabe, mas vamos refrescar sua memória sobre a máscara para viajar de avião. Aqui no Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável por criar as regras de proteção à saúde durante a pandemia.

Desde março de 2020, esse órgão precisou fazer alguns ajustes quanto ao uso de máscara para que todos os turistas fizessem uma viagem com segurança, conforme os agravamentos da doença.

Portanto, uma máscara para usar no avião nada mais é do que um tipo específico de máscara indicado pela Anvisa para ser usado em aeroportos e aeronaves em voos no Brasil.

Além da indicação do tipo de máscara, essa instituição diz ser preciso deixar a máscara bem ajustada ao rosto, cobrindo totalmente o nariz e a boca, sem válvulas ou aberturas que permitam a entrada e a saída de ar, além das gotículas de saliva.

Máscaras permitidas para viajar de avião

Caso você tenha uma viagem de avião marcada, mas não sabe quais tipos de máscaras são indicadas, pode ficar tranquilo, pois iremos explicar logo abaixo quais são as últimas recomendações da Anvisa sobre elas.

Máscara NF95/PFF2

Para viajar com segurança no avião, a máscara mais indicada é a NF95, ou PFF2, nomes criados nos Estados Unidos. É possível encontrar máscaras com essas nomenclaturas, mas também com o nome de N95, aqui no Brasil. Já na Europa, o nome é FFP2.

Especialmente utilizadas por profissionais de saúde, a proteção da máscara NF95/PFF2 é a mais recomendada para quem vai sair de casa e precisa frequentar locais com grande número de pessoas em um mesmo ambiente, como os aeroportos e as aeronaves.

Apesar de existirem máscaras NF95/PFF2 com válvula, essa opção não é recomendada pelos especialistas. O ideal é usar máscaras sem válvula para reter as gotículas e proteger dos aerossóis (partículas que ficam suspensas no ar por alguns minutos).

Máscaras cirúrgicas

Turistas que querem viajar na pandemia podem usar a máscara cirúrgica, que também é utilizada por profissionais da área da saúde. Geralmente, essa máscara possui a cor azul clara ou branca.

Porém, a máscara cirúrgica precisa ter duas camadas de tecido, além de ser necessário fazer a troca por uma nova máscara após 4h de uso, principalmente durante os voos mais longos.

É importante ressaltar que as máscaras cirúrgicas são descartáveis e devem ser jogadas em um local adequado, logo após as horas de uso indicadas. Sendo assim, não reutilize máscaras descartáveis como as cirúrgicas e as NF95/PFF2.

Protetor facial (face shield)

O protetor facial, também chamado face shield, é indicado para quem deseja viajar com mais proteção. Porém, seu uso deve ser complementado com uma das máscaras permitidas.

Nesse caso, se você deseja reforçar a sua proteção com o face shield, deve obrigatoriamente usar mais uma máscara (NF95/PFF2 ou cirúrgica) por baixo dele.

Esse tipo de proteção, feita com material de acrílico, é vista pelos especialistas em saúde como um auxiliar, ou seja, ele não pode ser usado sozinho, principalmente durante as viagens de avião.

máscara para viajar de avião

Máscaras não permitidas para viajar de avião

Após descobrir os tipos de máscara para viajar de avião, nós também gostaríamos de destacar quais são as que não devem ser utilizadas no aeroporto ou durante suas viagens.

Como já dissemos, a máscara com válvula está proibida, além do uso do protetor facial sozinho. Outras proteções faciais não permitidas são aquelas feitas de tecidos, plásticos e lenços ou as bandanas.

Onde comprar uma máscara para viajar?

Existem vários sites e lojas físicas que vendem uma das opções de máscara para viajar de avião indicadas pela Anvisa. Então você pode checar as opções disponíveis e escolher um dos modelos recomendados.

Na hora de comprar, certifique-se de que a máscara de proteção possui a certificação do Inmetro. Existem pacotes unitários ou com várias unidades, ideais para você trocar no dia a dia durante a sua viagem.

Como usar a máscara durante o voo?

Caso você tenha dúvidas sobre o uso correto das máscaras, tire dúvidas com profissionais de saúde ou responsáveis do seu voo, mas o ideal é posicionar os elásticos corretamente na parte de trás da cabeça ou pendurar nas orelhas, dependendo do modelo.

Procure não deixar nenhum espaço para saída de ar e cubra totalmente o nariz e a boca. Durante os voos nacionais, o serviço de bordo está suspenso, exceto para idosos e crianças (com menos de 12 anos ou que precisam seguir alguma dieta especial).

Aproveite ser possível viajar com máscara e conheça locais que cumpram os protocolos recomendados de saúde, como a Costa do Sauípe, no litoral norte da Bahia. Veja as opções de hospedagens desse resort all inclusive e faça sua reserva.

Compartilhe nas redes sociais

Confira nossos pacotes promocionais!

Confira