Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberaba (34) 3325 9602
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 11 de abril de 2022, 5 min de leitura

Com o avanço da vacinação contra a COVID-19, vários países já estão recebendo turistas novamente e diversos locais flexibilizaram o uso de máscaras. Entretanto, algumas regras ainda precisam ser seguidas. Por exemplo, será que é necessário usar máscara para viajar de avião ou podemos embarcar sem uma?

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso do equipamento de proteção segue sendo obrigatório na área de embarque dos aeroportos e dentro da aeronave.

A máscara é exigida para viajar de avião, já que se trata de um ambiente em que não é possível garantir o distanciamento. Dessa forma, a melhor maneira de prevenir o contágio é cobrir o nariz e a boca.

Qual é a melhor máscara para usar no avião?

Você pode optar pela máscara descartável, de tecido, N95 e PFF2. São tantas opções que fica difícil saber qual é a melhor escolha de máscara para viajar de avião. Porém, não se preocupe: fizemos um guia para ajudar você a ter uma viagem segura e sossegada.

Máscaras cirúrgicas

As cirúrgicas são máscaras permitidas para viajar de avião. Fáceis de encontrar, elas geralmente possuem a cor azul-clara ou branca. Contudo, atente-se: ela precisa ter duas camadas de tecido e ser trocada a cada 4h de uso.

É importante ressaltar que elas são descartáveis e devem ser jogadas em um local adequado, logo após as horas de uso indicadas. Sendo assim, não reutilize máscaras descartáveis como as cirúrgicas e as N95/PFF2.

Máscara N95/PFF2

A Anvisa, juntamente à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), recomenda qual máscara usar no avião. Dentre as opções, a N95 ou PFF2 é o tipo mais indicado. Apesar de as nomenclaturas serem diferentes, as duas se referem à mesma categoria de máscaras.

Utilizadas principalmente por profissionais da saúde, elas têm um alto nível de proteção. Isso vale inclusive em lugares com um maior número de pessoas que não possuem distanciamento suficiente ― como é o caso do avião.

Além disso, elas se ajustam melhor ao rosto por possuírem um arame na altura do nariz. No entanto, lembre-se de que não é indicado lavar nem borrifar álcool no equipamento de proteção, já que isso compromete a camada de filtragem.

Máscaras caseiras

Sim, é possível confeccionar a sua própria máscara para viajar de avião. Entretanto, é necessário garantir a utilidade do equipamento de proteção. A aparência fica em segundo plano, certo?

Caso seja feita em casa, a máscara ideal para viajar de avião precisa ter mais de uma camada de tecido de algodão ou tricoline e estar bem ajustada (cobrindo boca e nariz) durante todo o trajeto.

Qual máscara você não pode usar no avião?

Tenha bastante cuidado ao escolher a sua máscara. Alguns modelos não são permitidos nas aeronaves, justamente por não assegurarem a proteção necessária. Por exemplo, “face shield” só pode ser utilizado se houver outra máscara por baixo, senão o usuário será impedido de viajar.

Além disso, adaptar as máscaras com bandanas e lenços não é um comportamento aceito pelas companhias aéreas. Máscaras de acrílico, plástico transparente ou respiradores com válvula de exalação são igualmente proibidos.

Imagem de uma pessoa dentro de um avião

Onde comprar uma máscara para viajar?

Existem vários sites e lojas físicas que vendem opções de máscara para viajar de avião indicadas pela Anvisa. Então, você pode checar as opções disponíveis e escolher um dos modelos recomendados.

Na hora de comprar, certifique-se de que a máscara de proteção possui a certificação do Inmetro. Existem pacotes unitários ou kits, ideais para você trocar no dia a dia ou durante a sua viagem.

Como usar a máscara durante o voo?

Caso você tenha dúvidas sobre o uso correto das máscaras, converse com profissionais de saúde ou responsáveis do seu voo. Em resumo, o ideal é posicionar os elásticos corretamente na parte de trás da cabeça ou pendurá-los nas orelhas, dependendo do modelo.
Não deixe nenhum espaço para saída de ar, cubra totalmente o nariz e a boca. Antes de sair de casa, confira se a máscara não está folgada. Além disso, evite tocar a máscara enquanto estiver usando.

Como retirar a máscara corretamente

Leve sempre uma reserva para o caso de o equipamento de proteção sujar ou molhar. Durante os voos nacionais, o serviço de bordo está suspenso, exceto para idosos e crianças (com menos de 12 anos ou que precisam seguir alguma dieta especial).

Entretanto, caso você queira beber água e precise abaixar a máscara por alguns instantes, o ideal é seguir alguns passos de higiene previamente. Primeiro, lave as mãos ou passe álcool em gel.

Em seguida, remova a máscara pelos laços laterais. Não apoie o item em nenhum local que possa estar contaminado e, quando estiver com a boca e o nariz descobertos, procure não falar, tossir ou respirar. Por fim, é só ajustar a máscara ao rosto novamente.

Costa do Sauípe: venha conhecer

Agora que você já sabe escolher a máscara para viajar de avião, que tal embarcar em uma aventura e conhecer o resort Costa do Sauípe no litoral norte da Bahia? Aqui, a diversão é garantida, já que restaurantes, piscinas e atrações exclusivas não vão faltar.

São três opções de hospedagem all-inclusive para toda a sua família. Veja as opções de hospedagens disponíveis e aproveite para tirar as merecidas férias no lugar dos sonhos!

Compartilhe nas redes sociais

Confira nossos pacotes promocionais!

Confira