Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberaba (34) 3325 9602
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 9 de fevereiro de 2021, 5 min de leitura

Ao planejar uma viagem para a capital baiana é comum pensar nas praias, nas festas e na culinária excepcional. Entretanto, o destino é ainda mais completo, oferecendo aos turistas diversas opções culturais, como os museus em Salvador. Eles são responsáveis por preservar a história do Brasil e do povo brasileiro.

Os acervos proporcionam uma volta ao passado, revelando informações do período colonial, da monarquia e, posteriormente, da república. Por isso, os museus são pontos turísticos ideais para acrescentar no roteiro, pois ajudam a aumentar o seu repertório sobre a história do Brasil durante a viagem.

Sabendo disso, selecionamos sete museus baianos que valem a visita e agradam diferentes gostos. Confira abaixo.

1. Museu de Arte Moderna da Bahia

O Museu de Arte Moderna da Bahia está localizado na Baía de Todos os Santos, um dos locais mais populares de Salvador. Ele foi inaugurado nos anos 60 e, atualmente, possui um acervo de pinturas, esculturas e fotografias. Ao visitar o local, é possível encontrar obras de artistas renomados, como Tarsila do Amaral e Portinari.

2. Museu Afro-Brasileiro

O Museu Afro-Brasileiro faz parte da Universidade Federal da Bahia e seu principal objetivo é tratar das culturas africanas e entender a sua importância na formação da cultura brasileira. Portanto, esse museu de Salvador atua como fonte de coleta de informações, resgatando a história e contribuindo para a sua preservação.

O acervo conta com mais de mil peças da cultura material africana e afro-brasileira, entre elas gravuras, vestimentas, esculturas e diversos utensílios.

3. Palacete das Artes

O casarão com arquitetura imponente foi construído em 1912 e hoje abriga um dos principais museus de Salvador: o Palacete das Artes, também conhecido como Museu Rodin, porque o local conta com um acervo fixo do escultor Auguste Rodin.

Entretanto, além do acervo fixo, o museu recebe diversas exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais ao longo do ano. Vale lembrar, também, que o Palacete faz parte dos museus gratuitos em Salvador, o que torna o passeio ainda mais atrativo.

4. Museu de Arte Sacra

Uma das vantagens dos museus em Salvador(BA) é a variedade de assuntos que eles abrangem, sendo possível encontrar opções para todos os gostos. O Museu de Arte Sacra, por exemplo, é considerado um dos principais desse estilo na América Latina.

O acervo possui pinturas, esculturas, desenhos, mobílias e azulejos que retratam a obra de arte cristã. Além disso, o museu realiza pesquisas sobre o tema, resgatando a memória histórica e cultural das peças.

museus-em-salvador-interna-post

5. Memorial das Baianas

Se você está em busca de museus no pelourinho, o Memorial das Baianas é uma ótima opção. Ele foi criado pela Associação das Baianas do Acarajé e do Mingau (ABAM) com o objetivo de preservar as origens culturais do candomblé e de dar continuidade aos ofícios manuais dessa cultura, que permitiu a inclusão das mulheres no mercado de trabalho.

Nesse sentido, o visitante encontra itens como adereços, vestimentas, artesanatos e instrumentos gastronômicos, sendo possível saber como o ofício de acarajé começou e para onde está indo.

6. Casa do Rio Vermelho

Casarões e residências de personalidades muitas vezes se tornam museus. A Casa do Rio Vermelho, por exemplo, pertenceu aos escritores Jorge Amado e Zélia Gattal, que moraram no local por 40 anos. Atualmente, a casa abriga um museu com a obra do casal e conta com mais de 30 horas de vídeos e projeções sobre o assunto.

7. Museu Tempostal

Os museus em Salvador abordam diferentes temáticas e o Museu Tempostal é mais um exemplo disso. Ele conta com um acervo de 50 mil peças, entre postais, fotografias e estampas do final do século XIX e meados do século XX. As imagens representam a Bahia Antiga e é possível encontrar diversos postais da Belle Époque — uma verdadeira viagem no tempo.

Como visitar a capital saindo do Costa do Sauípe?

Quem está hospedado no Resort Costa do Sauípe consegue visitar a capital baiana e aproveitar uma paisagem de tirar o fôlego durante o percurso. O trajeto possui cerca de 120 km, dependendo da rota escolhida, e leva cerca de 1h50min. Ou seja, é possível fazer um bate e volta tranquilo.

A família pode optar pelos passeios em grupo que partem do resort ou utilizar o próprio veículo para visitar Salvador, criando um roteiro personalizado.

Venha para o Costa do Sauípe!

Depois de conhecer um pouco mais sobre os museus em Salvador é comum querer visitar muitos deles e criar um roteiro que inclui pontos turísticos culturais. Então, se o seu objetivo é aproveitar uma viagem completa e visitar as melhores praias, experimentar a gastronomia local e conhecer os museus, venha para o Costa do Sauípe!

Aqui, você conta com uma estrutura completa: sistema all-inclusive, diversas piscinas, quadras esportivas e espaço kids. Além disso, o resort está perto da capital, facilitando o acesso aos museus e outros pontos turísticos. Confira nossas acomodações e escolha aquela que mais te agrada.

Compartilhe nas redes sociais

Confira nossos pacotes promocionais e aproveite o melhor do Litoral baiano pelo menor preço

Confira