Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberaba (34) 3325 9602
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 29 de março de 2022, 5 min de leitura

A Festa Junina no Nordeste é, sem dúvidas, uma das comemorações mais famosas do país, não só pelas riquezas culturais e gastronômicas, mas também por oferecer diversas opções de entretenimento para toda a família.

Mesmo que seja originária da região Norte, com o tempo, a Festa Junina, também chamada de festa de São João, foi se espalhando pelo país. Por isso, a Festa Junina no Nordeste é igualmente conhecida e apreciada.

Por ser pioneiro nesse tipo de celebração, o Nordeste oferece as melhores festas juninas do país. Por isso, se você ama uma festa de São João, continue com a gente para saber mais sobre a importância das festas juninas no Nordeste e onde visitar as celebrações mais famosas da região. Confira!

Qual é a origem das festas juninas?

Afinal, qual é a origem das festas juninas no Nordeste? Tradicional na cultura nordestina e brasileira, a celebração a São João foi trazida às terras brasileiras pelos portugueses no século XVI.

No início, o principal intuito da festa era homenagear Santo Antônio e São João. Porém, com o tempo, a Festa Junina nesta região tão colorida e alegre foi ganhando também uma importância cultural.

Apesar de ocorrerem em todo o país, as festas juninas se popularizaram como uma das comemorações mais importantes do Nordeste. Por conta disso, elas são celebradas pelos principais estados da região.

Como é a Festa Junina no Nordeste?

É surpresa, mas podemos dar um “spoiler”: muita diversão, boa comida e músicas “pra lá” de animadas esperam por você na Festa Junina no Nordeste. Confira!

Danças típicas

Uma das principais danças típicas de Festa Junina no Nordeste é a famosa quadrilha, formada por um grupo de dançarinos que se movem em passos sincronizados.

Além disso, a festa conta com estilos musicais como sertanejo, forró e cabroeira. O figurino é um caso à parte, com chapéus, botas e lenços cheios de cores, estampas e muito xadrez.

Comidas típicas

As comidas típicas de Festa Junina no Nordeste também são um delicioso atrativo para quem nunca se aventurou nesta região durante o mês de junho. Os pratos variados, como doces, bolos e bebidas, são garantidos.

O cardápio inclui bolo de milho, canjica e o clássico vinho quente, conhecido como quentão. O principal ingrediente das guloseimas é o milho, já que a época de colheita se concentra no mês de junho.

Brincadeiras

Diversão não falta na Festa Junina no Nordeste. Por isso, a comemoração conta com diversas atrações para crianças, jovens e adultos. Algumas das brincadeiras de Festa Junina no Nordeste mais famosas são a pescaria, o acerte o alvo e o clássico bingo, que oferece vários prêmios para quem completar as cartelas do jogo.

Onde aproveitar a Festa Junina no Nordeste?

Por toda a região, ocorrem várias comemorações tanto no mês de junho quanto em julho. As mais famosas acontecem nos estados: Maranhão, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Piauí, entre outros. É só escolher seu destino e se jogar na Festa Junina no Nordeste!

Imagem de uma festa junina no nordeste com fogueira e bandeirinhas

A melhor Festa Junina do Nordeste é na Costa do Sauípe!

Localizado a 76 km de Salvador, o complexo de hotéis da Costa do Sauípe oferece um arraiá para lá de especial para os visitantes de junho e julho. Por lá, dá para aproveitar as belezas da cultura e do ritmo nordestino, além das deliciosas comidas típicas da festa de São João. Confira!

Muita diversão na Quermesse da Vila e Vila Nova da Praia

Esses dois espaços do complexo se transformam em um charmoso vilarejo nordestino, com boa música e muita diversão! Além de se divertir com as atrações da festa na Vila Nova da Praia, você pode balançar ao som dos artistas da região, conhecendo mais sobre esse e outros elementos culturais do estado.

Quanto à diversão, prepare o coração para curtir o romantismo do pombo-correio ou se aventurar nas inúmeras atrações temáticas presentes na Quermesse da Vila. Sem contar nas deliciosas guloseimas de Festa Junina, que já dão até água na boca só de imaginar, não é mesmo?

Curta o arraiá no Nordeste com o Costa do Sauípe

Para fechar com chave de ouro as atrações de Festa Junina em nossos complexos, que tal curtir nosso festival Arraiô? Nossa equipe está preparada para proporcionar uma experiência completa, mostrando como é a festividade no Nordeste.

Durante os meses de junho e julho, você e a sua família aproveitam diversas atrações temáticas: barraca do beijo, pescaria, tendas com comidinhas caseiras e um ambiente totalmente decorado, cheio de bandeirinhas e o que não podia faltar: chapéus de palhas por todo lado.

Venha para a Costa do Sauípe!

Gostou de todas as atrações que você aproveita na festa junina no Nordeste? Para deixar tudo mais interessante, desfrute do máximo de relaxamento nos complexos da Costa do Sauípe.

Venha explorar as belezas do litoral baiano e curtir a melhor Festa Junina do Nordeste, na Costa do Sauípe! Confira nossos hospedagens e aproveite as condições especiais para junho e julho.

Compartilhe nas redes sociais

Confira nossos pacotes promocionais e aproveite o melhor do Litoral baiano pelo menor preço

Confira