Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberaba (34) 3325 9602
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 31 de março de 2021, 4 min de leitura

Localizado a 8 km da capital baiana, o Farol da Barra é um dos pontos turísticos da Bahia que você precisa conhecer! Construído em 1698, o monumento foi o segundo a existir no continente americano.

Agora que já sabe onde fica o Farol da Barra da Bahia, que tal conhecer um pouco mais sobre sua história e o que irá encontrar durante sua visita ao espaço? Confira esses e outros detalhes neste artigo completo sobre o tema.

História do Farol da Barra

O farol da Barra teve um papel de extrema importância nas navegações durante o período de colonização do nosso país. Ele foi construído após a invasão dos holandeses ao Forte de Santo Antônio da Barra, instalado no mesmo espaço do farol para dar suporte aos navegadores e identificar invasões de estrangeiros.

Porém, a história sobre o Farol da Barra se iniciou mesmo em 1698, quando foi instalada no local uma torre retangular com uma lanterna de bronze envidraçada no topo. Em 1838, a estrutura foi substituída por um novo modelo de maior alcance.

Novas versões chegaram até 1937, quando foi finalmente eletrificado. Um ano depois, ele foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como uma construção histórica da Bahia.

farol-da-barra-interna-post

O que fazer no Farol da Barra?

Muito mais que apenas um monumento histórico, o Farol da Barra de Salvador também tem várias outras atrações para curtir durante seu passeio. Por isso, conheça algumas atividades para aproveitar em sua visita ao local. Confira!

Forte de Santo Antônio da Barra

O Forte de Santo Antônio da Barra é uma construção que abriga não apenas o Farol da Barra, mas também o Museu Náutico da Bahia, com vários itens e informações sobre as expedições marítimas realizadas no estado. Além disso, você poderá apreciar a bela construção do forte.

Vista panorâmica

Além do belíssimo visual de sua construção, é possível fazer uma visita interna ao farol de Salvador subindo 82 degraus. A 22 metros de altura, os visitantes ficam no topo dele e desfrutam de uma vista panorâmica da Baía de Todos os Santos.

Lanchonetes e lojas de presentes

Após conhecer as belezas do Farol da Barra, ainda dá para curtir um belíssimo pôr do sol nos bares e nas lanchonetes do espaço. Você também pode garantir lembrancinhas para seus amigos e seus familiares nas lojas de presentes do local.

Praia Porto da Barra

Localizada a 800 metros do farol, a praia Porto da Barra, também conhecida como praia do Farol da Barra, é uma ótima opção para visitar durante o passeio. Com poucas ondas e águas tranquila, ela é pequena e perfeita para um curtir o fim da tarde ou praticar atividades como stand up paddle, por exemplo.

Como chegar ao Farol da Barra

Por sua proximidade à capital do estado, o acesso ao Farol da Barra é fácil aos turistas. Se está em Salvador, a viagem é de 18 km até o local. Para isso, basta seguir pelas Avenidas Vasco da Gama e Reitor Miguel até a Avenida 7 de Setembro. Depois, é só continuar até o Largo Farol da Barra.

Porém, se está hospedado na Costa do Sauípe, precisará percorrer 112 km. Para isso, siga pela BA-099 até Salvador. Depois, é só dirigir pela rota destacada acima até o Farol da Barra. O trajeto da Costa do Sauípe até o local é de aproximadamente duas horas de viagem.

Venha para a Costa do Sauípe!

Que tal explorar as belezas da Bahia em um dos melhores resorts all-inclusive da América do Sul? Na Costa do Sauípe, além de contar com acomodações confortáveis, você pode desfrutar de belíssimas praias e piscinas, assim como atividades artísticas, culturais e gastronômicas.

Além disso, você aproveita a comodidade do sistema all-inclusive, que já traz, no seu pacote, as despesas com as refeições, assim como o consumo de bebidas de drinks durante a estadia. Confira nossas opções de hospedagem e faça já sua reserva!

Compartilhe nas redes sociais

Confira nossos pacotes promocionais e aproveite o melhor do Litoral baiano pelo menor preço

Confira