Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberaba (34) 3325 9602
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 24 de fevereiro de 2022, 4 min de leitura

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar em biribol, provavelmente já viu alguém praticando o esporte ou talvez já tenha praticado. De origem totalmente brasileira, foi criado em 1968 pelo professor Dario Miguel Pedro.

O nome foi inspirado na cidade natal do criador “Birigui” e, desde a sua criação até os dias de hoje, ele vem sendo aperfeiçoado, ganhando novas regras e praticantes de diferentes idades. Mas, afinal, o que é biribol, quais são as regras e por que jogá-lo? Neste artigo, você vai encontrar respostas para as dúvidas mais comuns sobre o esporte. Confira!

O que é o biribol?

Trata-se de um esporte coletivo praticado dentro da piscina, muito semelhante ao vôlei. Por isso, para entender como funciona o biribol, basta associá-lo a um “vôlei na piscina” praticado com duas equipes que podem ser formadas por duas ou quatro pessoas.

Inicialmente, surgiu como uma alternativa de recreação coletiva e, desde então, é considerada uma das práticas esportivas que — junto do vôlei de praia — é sensação durante o verão.

Como jogar?

A prática esportiva também é conhecida como vôlei na piscina. Qualquer pessoa que saiba nadar ou tenha familiaridade e segurança com uma piscina pode praticar essa atividade esportiva. Por isso, ela pode ser feita com o objetivo de recreação coletiva, como uma prática para aprendizagem de natação, ou ainda como uma atividade competitiva.

Imagem de uma bola de biribol boiando em uma piscina com água azul e transparente.

Quais são as regras?

Caso você queira saber como jogar biribol, precisa primeiro conhecer as regras desse esporte. Como mencionamos, ele é muito semelhante ao vôlei, embora tenha as suas particularidades.
Apesar de ser aconselhável que os praticantes saibam nadar, isso não é uma obrigatoriedade, já que, durante o jogo, o atleta fica em pé dentro da piscina com os braços levantados.

De acordo com as regras do biribol, a modalidade é praticada em piscinas que tenham pelo menos 4 m x 8 m e 1,30 m de profundidade. Os postes de sustentação das redes devem estar a pelo menos 50 cm de distância da borda. A água da piscina deve estar limpa e tratada, garantindo os cuidados necessários para a proteção dos atletas.

A rede de biribol tem uma altura que varia de acordo com os atletas. Para mulheres recomenda-se uma rede de 2,40 m de altura e para homens de 2,62 m. São formadas duas equipes que, para jogar, utilizam uma bola de nylon ou material similar que deve ter entre 270 g e 290 g.

A bola deve ter dimensões entre 56 cm e 60 cm, ser à prova d’água e geralmente tem cores mais vibrantes, o que facilita a sua visualização durante o jogo. Com relação à disputa propriamente dita, ela é dividida em sets (como o vôlei). A partida pode ter de 3 a 5 sets, de 12 pontos cada um.

Quais são os benefícios do jogo?

Assim como outras atividades esportivas praticadas no verão, é uma alternativa interessante para quem busca mais saúde e melhora na qualidade de vida.

A prática esportiva aciona diferentes músculos do corpo, por isso é uma excelente opção para quem quer ganhar massa muscular. Quando praticado de forma constante, ela pode contribuir para reduzir os níveis de colesterol, melhorar a sensação de cansaço, ativar a circulação sanguínea e favorecer a redução de peso.

A saúde mental também é beneficiada com a prática dessa atividade. O esporte ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, gerando um efeito tranquilizante. Atividades físicas de uma forma geral têm como benefício o favorecimento da saúde mental, por isso todas as pessoas devem inserir pelo menos uma atividade física em suas rotinas.

Como você pode ver, o vôlei de piscina é um esporte democrático que pode ser praticado por qualquer pessoa. Mesmo quem não sabe nadar e não tem uma rotina de prática de atividades físicas consegue usufruir os benefícios e se divertir na piscina com familiares e amigos.

Outra vantagem dos esportes praticados na água é que o risco de lesão é menor, já que a água oferece resistência de acordo com a capacidade física do atleta. Por isso, até quem não pratica atividades físicas com frequência e tem baixo preparo físico consegue jogar esse tipo de vôlei de picina sem preocupação.

Como você pode ver, o biribol é um esporte muito semelhante ao vôlei, sendo a principal diferença o local onde é praticado. Então, se você está viajando ou vai viajar em um grupo grande de amigos e familiares, pode incluir a prática na sua lista de atividades. Com uma piscina apropriada, rede, bola e participantes, basta entrar na água e aproveitar o momento de lazer.

Você gostou deste artigo sobre biribol? Então aproveite para agendar sua próxima viagem e venha curtir as piscinas da Costa do Sauípe! Conheça nossas opções de hospedagem e usufrua os benefícios do maior complexo turístico do país.

Compartilhe nas redes sociais

Aproveite o melhor da Bahia na Costa do Sauípe!

Confira