Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberaba (34) 3325 9602
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 29 de março de 2022, 5 min de leitura

O vôlei é um esporte muito popular no Brasil, o segundo mais praticado no país (só perde para o futebol). Ele atrai o interesse de atletas de todas as idades e, não à toa, é muito reverenciado pelos brasileiros.

A seleção brasileira de voleibol ganhou diversas medalhas de ouro e campeonatos a nível mundial, inclusive olimpíadas. Sem dúvida, isso contribui para o interesse das pessoas na prática esportiva. Porém, você sabe como o voleibol surgiu e qual é a história do esporte no Brasil?

Neste artigo, além de ver um pouco sobre o nascimento do vôlei, você vai descobrir os benefícios desta prática esportiva, aprender como jogar vôlei e conhecer as regras. Acompanhe!

A história do vôlei

Criado em 1895, em Massachusetts, nos Estados Unidos, o voleibol era chamado de mintonette. O nome foi dado por William G. Morgan, criador do esporte e diretor de educação física da Associação Cristã de Moços.

Naquela época, o esporte mais praticado no país era o basquetebol, que havia sido criado poucos anos antes. Entretanto, por se tratar de uma modalidade esportiva que exige grande esforço físico, ele não podia ser praticado por qualquer pessoa.

Então, Morgan criou um jogo que pudesse ser praticado por associados de todas as idades que frequentavam a Associação Cristã de Moços da cidade de Holyoke. Ele colocou uma rede parecida com aquela utilizada em partidas de tênis no meio da quadra, sobre a qual os atletas batiam na bola de basquete, era o nascimento do jogo que conhecemos como voleibol.

O esporte foi ganhando adeptos e se espalhando por outras regiões até chegar a diferentes estados americanos. Em 1900, ele chegou ao Canadá, país que abriu as portas para a internacionalização do vôlei. A partir de então, ele se espalhou por todo o mundo.

A chegada do vôlei no Brasil

Na América do Sul, o Peru foi o primeiro país a conhecer o vôlei. Em 1910, uma missão governamental para educação primária realizada no país apresentou o esporte para a população peruana.

Em 1915, o vôlei finalmente chegaria ao Brasil. Não há registros precisos com relação a quem trouxe o esporte para as terras brasileiras. Porém, sabe-se que a primeira partida ocorreu em Recife, no Pernambuco. Foi em 1923 que ele começou a se popularizar por aqui.

Benefícios do vôlei para a saúde

O vôlei é um esporte de pouco contato, o que significa que o risco de lesões é bem mais baixo. Ele também pode ser praticado por atletas de diferentes idades, desde crianças até pessoas mais velhas. Confira a seguir os principais benefícios de jogar vôlei:

  • contribui para o desenvolvimento cognitivo, já que exige uma percepção rápida do jogo;
  • fortalece membros superiores e inferiores,
  • aumenta a flexibilidade;
  • melhora a coordenação motora e o funcionamento cardiorrespiratório;
  • ajuda no controle de peso corporal;
  • alivia o estresse;
  • estimula a interação social e a comunicação.

É um esporte muito interessante para crianças, uma vez que estimula a prática de uma atividade esportiva combinada com a interação social. Por se tratar de um esporte de equipes, as crianças se envolvem umas com as outras e fazem novas amizades.

Imagem de um grupo de pessoas jogando vôlei de praia.

Regras do vôlei

Agora que você já conhece a história e os benefícios dele, que tal aprender como funciona o vôlei na prática? Vamos falar um pouco sobre as regras e os principais acessórios utilizados durante a atividade.

O voleibol é praticado entre duas equipes, em uma quadra retangular, dividida por uma rede de vôlei, posicionada verticalmente sobre a linha central da quadra.

Além da rede, o único objeto utilizado é a bola de vôlei. O objetivo da equipe é lançar a bola por cima da rede e tocar o chão da quadra do adversário. Existem algumas regras a serem seguidas pelos atletas:

  • a partida terá cinco sets e não há tempo predeterminado para a duração de cada set;
  • cada set tem 25 pontos, devendo haver uma diferença mínima de dois pontos para definir o vencedor daquele set;
  • após o saque, a equipe só pode tocar três vezes na bola;
  • ganha quem vencer três sets;
  • se houver empate nos sets (2×2), o set final será decisivo;
  • caso o set final empate (24×24), a partida continua até que as equipes tenham uma diferença de dois pontos;
  • cada equipe é formada por seis jogadores, totalizando doze jogadores em quadra;
  • pode haver até seis jogadores reserva; e
  • na quadra, três jogadores se posicionam perto da rede e três se posicionam na linha de trás.

Vôlei de praia

Além da modalidade de quadra, existe o vôlei de praia. Neste caso, o esporte tem menos jogadores: são dois em cada lado da rede, totalizando quatro jogadores na quadra.

De forma geral, as regras do vôlei se aplicam à modalidade de praia, podendo haver algumas variações. Ainda assim, independentemente do tipo de esporte, a dica é movimentar o corpo. Além de manter a saúde física, o esporte é um grande aliado da saúde mental.

Você gostou deste artigo sobre vôlei? Então, que tal aproveitar para programar suas férias e curtir um descanso na Costa do Sauípe? Aqui, você pode praticar vários esportes, desde vôlei até beach tênis e natação. Conheça nossas hospedagens e aproveite nossa infraestrutura completa.

Compartilhe nas redes sociais

Aproveite o melhor da Bahia na Costa do Sauípe!

Confira