Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberaba (34) 3325 9602
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 28 de março de 2022, 4 min de leitura

É comum encontrar pessoas praticando esportes na beira da praia. Entre as principais práticas, está o futebol de areia. Também conhecido como futebol de praia, este esporte é genuinamente brasileiro.

Você tem interesse em saber mais sobre o jogo de futebol de areia? Neste artigo, conheça a história do futebol de areia e os benefícios da prática esportiva para a sua saúde, aprenda como jogar e conheça as regras.

A história do futebol de areia

O cenário é o Rio de Janeiro da década de 1930, nas areias brancas de Copacabana. O futebol já era um esporte conhecido no país e, em algum momento, alguém pensou em adaptá-lo para a areia. Assim, não é possível afirmar quem foi a primeira pessoa a jogar futebol na praia, já que ele foi surgindo aos poucos como uma atividade de lazer dos banhistas.

A ideia foi se popularizando entre os cariocas e ficou cada vez mais comum encontrar pessoas jogando futebol de praia. Com o decorrer dos anos, pequenas competições começaram a acontecer e o número de praticantes foi crescendo.

Foi em 1990 que um italiano, chamado Giancarlo Signori, conheceu o esporte e ficou maravilhado. Ele teve a ideia de transformar a atividade em muito mais que uma alternativa de lazer. Então, Giancarlo investiu no desenvolvimento do futebol de praia, com o objetivo de transformá-lo em um esporte mais profissional.

As regras foram adaptadas e, em 1992, foi fundada a Beach Soccer Worldwide (BSWW). Logo após, foi organizado um campeonato-piloto nas praias de Los Angeles, na Califórnia. Participaram equipes do Brasil, Argentina, Itália e Estados Unidos.

Assim, o esporte se tornou popular em todo o mundo. O primeiro campeonato oficial no Brasil aconteceu em 1995, nas areias de Copacabana. Naquele ano, o Brasil foi campeão e a seleção brasileira ficou conhecida como destaque no esporte. Uma década depois, o futebol de areia foi reconhecido pela FIFA, órgão máximo do futebol.

Imagem de um grupo de pessoas jogando futebol de areia numa praia.

Benefícios do futebol de areia

O futebol de areia é um esporte bonito, com jogadas e manobras dos atletas que são um verdadeiro espetáculo. Esse esporte de verão pode ser praticado durante o ano inteiro e é perfeito para o desenvolver a coordenação motora, inclusive das crianças. Assim como outros esportes de areia, ele traz vários benefícios para a saúde.

  • Promove queima de calorias e manutenção do peso corporal: a necessidade de manter o corpo em constante movimento proporciona uma queima rápida de calorias.
  • Aumenta os níveis de vitamina D: esportes praticados ao ar livre e em contato com o sol contribuem para a manutenção dos níveis de vitamina D.
  • Traz força para os músculos: o impacto da areia e os movimentos exigem força, o que ajuda a desenvolver os músculos, principalmente os inferiores.
  • Ativa a circulação: promove a saúde do coração e combate o surgimento de doenças.
  • Melhora a coordenação motora e espacial: a percepção do espaço e do próprio corpo traz agilidade no raciocínio.
  • Acelera o fortalecimento muscular: os esportes de areia têm eficácia maior no fortalecimento dos músculos e, no caso do futebol de areia, especialmente os das pernas.
  • Favorece a saúde mental: a prática de atividades físicas em contato com a natureza contribui para o bem-estar mental, reduzindo o estresse e problemas como depressão e ansiedade.

Como jogar futebol de areia

As regras do futebol de areia são bem simples. A partida tem três tempos de doze minutos cada. O tempo é marcado de forma distinta, toda vez que a bola sai para a lateral, ocorre um gol ou é marcada uma falta, o cronômetro é paralisado — parecido com o basquete. Os intervalos entre tempos têm duração de três minutos.

Jogam cinco atletas em cada lado da quadra, sendo quatro na linha e um no gol. Com a bola de futebol de areia rolando, não há empate. Se a partida terminar com o placar igual entre os times, há prorrogação de três minutos. Se o jogo continuar empatado ao final dessa prorrogação, o jogo é definido nos pênaltis: três cobranças para cada time.

Como você pode ver, o futebol de areia é um esporte que nasceu no Brasil. Ele pode ser praticado por qualquer pessoa, seja como atividade de lazer, seja como atividade profissional. Conheça, experimente e aproveite as próximas férias para praticar futebol de areia com a sua família.

Gostou de conhecer mais sobre o futebol de areia? Então, aproveite esse clima de praia para programar sua próxima viagem para a praia. Venha para a Costa do Sauípe e usufrua a melhor estadia do litoral brasileiro!

Compartilhe nas redes sociais

Aproveite o melhor da Bahia na Costa do Sauípe!

Confira