Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberaba (34) 3325 9602
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 23 de novembro de 2021, 5 min de leitura

Muitas pessoas não sabem como planejar uma viagem de férias e acabam ficando reféns de roteiros pré-programados por agências. Apesar de ser uma opção rápida, acaba não sendo possível explorar locais diferenciados.

Pode até parecer complexo, mas não é tão difícil fazer um planejamento até seu destino de modo independente. Pensando nisso, para ajudar com os preparativos, separamos algumas dicas sobre como planejar uma viagem em família, sozinho, a dois ou com os amigos. Confira!

1. Prepare tudo com antecedência

Em algum momento da vida, você já deve ter ouvido a seguinte frase: “não deixe tudo para a última hora”. Essa premissa é válida quando estamos pensando em programar uma viagem de férias.

Então, a primeira dica de como planejar uma viagem é preparar tudo com antecedência. Sendo assim, comece a listar o que precisa ser feito antes de embarcar e quais vão ser os recursos utilizados para resolver cada tarefa, como dinheiro, tempo, etc.

2. Defina o destino

Definir o destino é uma das partes mais importantes de como planejar uma viagem sozinha, a dois, com os amigos ou toda família. Por isso, a sugestão é começar o mais rápido possível a explorar opções que agradem a todos e verificar as particularidades do local, como: clima, passeios, pontos turísticos, etc.

Inclusive, se sua dúvida é como planejar uma viagem de férias para o nordeste, não esqueça que a região é caracterizada pelas altas temperaturas. Então se certificar de que todos os envolvidos na viagem curtem o clima é indispensável.

3. Escolha o meio de transporte

Após definir o destino, é hora de escolher o meio de transporte. Para isso, uma boa alternativa é usar um mapa e pesquisar a distância e as formas de chegar ao destino. Assim, você pode conferir quais são as formas mais econômicas e viáveis para sua viagem.

O avião é uma das alternativas mais confortáveis e rápidas. Já o ônibus é uma opção prática e barata. O carro é uma boa escolha para quem gosta de apreciar a paisagem pelo caminho e quer economizar.

4. Faça um roteiro de viagem

Para você aproveitar 100% da viagem, fazer um roteiro é uma excelente aposta. Dessa forma, você não deixa nenhuma atração de fora e pode se divertir sem se preocupar tanto com o tempo.

Quanto mais cedo você começar a pensar no roteiro e no plano de viagem, melhor vai ser a programação. Com o auxílio da internet, faça uma pesquisa detalhada sobre os pontos turísticos para os quais deseja visitar, a distância entre eles, as rotas alternativas, entre outros detalhes.

5. Crie um planejamento financeiro

Agora, se você quer saber como planejar financeiramente uma viagem, a nossa sugestão é pesquisar, comparar e programar. Dessa forma, você consegue definir um orçamento incluindo todas as despesas, como hospedagem, passagens, refeições etc.

No orçamento, é importante deixar claro um teto para cada item da viagem e para cada viajante. Dessa maneira, é possível contar com a ajuda de aplicativos próprios para organização desses custos.

como planejar uma viagem

6. Fique atento às despesas e às ofertas de pacotes

Quando estamos programando uma viagem, qualquer promoçãozinha faz o coração bater mais forte, né? Por isso, fique de olho nas ofertas, acompanhando os sites ou aplicativos das agências aéreas e as hospedagens.

Quem adquire o pacote de viagem com antecedência tem grandes chances de conseguir os melhores descontos. Além disso, optar por uma viagem na baixa temporada é uma boa forma de garantir grandes ofertas.

7. Priorize destinos nacionais

O nosso país é recheado de belezas naturais de norte a sul! Por isso, uma ótima maneira de como planejar uma viagem de casal, com a família, amigos ou até mesmo sozinho, é priorizar destinos nacionais. Assim, é possível aproveitar para conhecer paisagens paradisíacas e ainda economizar, podendo fazer a viagem até mesmo de carro.

Fora isso, como ainda estamos em um processo de retomada, optar por destinos brasileiros é essencial para manter a segurança, já que outros países estão em processos diferentes no pós-pandemia.

8. Opte por hospedagens seguras

Você sabe como planejar uma viagem segura nessa retomada? Caso essa seja sua dúvida, a dica é optar por hospedagens que possuam medidas de prevenção eficazes, mantendo uma higienização reforçada e seguindo os protocolos orientados pelos principais órgãos de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS).

9. Confira os protocolos de saúde vigentes no destino

Durante o planejamento da viagem, também é importante verificar quais são os protocolos de saúde vigentes no destino. Para isso, você pode consultar os decretos regionais e verificar quais são as normas pelos canais de atendimento dos próprios estabelecimentos.

Alguns lugares passaram a exigir a apresentação do comprovante de vacinação para a circulação de turistas. Por isso, a dica é incluí-lo entre seus documentos. Você pode emiti-lo por meio do site ou do aplicativo do Conecte SUS.

Embarque rumo à Costa do Sauípe!

E aí, gostou das dicas e já sabe como planejar uma viagem especial? Então coloque tudo isso em prática e embarque rumo às maravilhas da Costa do Sauípe Resorts!

Localizado na cidade da Mata de São João, a 76 km do aeroporto de Salvador, o complexo de hotéis conta com excelentes acomodações, atrações para todos os gostos e um sistema all inclusive perfeito. Explore nossas opções de hospedagem e venha conhecer esse paraíso!

Compartilhe nas redes sociais

Confira nossos pacotes promocionais e divirta-se na Costa do Sauípe!

Confira