Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberaba (34) 3325 9602
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 10 de dezembro de 2021, 4 min de leitura

Neste post, vamos falar sobre a cachoeira Dona Zilda, localizada em Imbassaí. A queda d’água entre as pedras forma um pequeno poço, ótimo para mergulho, atraindo centenas de turistas e moradores da região durante o ano inteiro.

O contato com a natureza é uma fonte de relaxamento, por isso, atividades como trilhas e banhos em cachoeiras são sempre boas opções de passeio. Se você estiver viajando próximo a um local que ofereça esses atrativos ou programando uma viagem curta, vale a pena considerá-los.

Onde fica a cachoeira Dona Zilda?

A cachoeira Dona Zilda está localizada na praia de Imbassaí, na Bahia. O local faz parte do município de Mata de São João, a 10 quilômetros da Praia do Forte, destacando-se por ser mais tranquilo, sem tanto movimento e agitação.

Imbassaí é a primeira praia encontrada na chamada “Linha Verde”, rodovia litorânea que se estende da Bahia até Sergipe.

A cachoeira Dona Zilda está localizada em uma propriedade privada, na praia de Imbassaí, e oferece estacionamento aos visitantes. É necessário pagar ingresso, mas o valor é bem acessível, sendo possível aproveitar o passeio entre as 08h e 16h.

Para chegar até a cachoeira, é preciso fazer uma caminhada bem curta. O local é repleto de vegetação típica da região: coqueiros, cajueiros e árvores nativas da restinga.

Como chegar até a cachoeira Dona Zilda?

A praia de Imbassaí está localizada a 65 quilômetros de Salvador. O turista pode aproveitar para fazer uma viagem curta até a cachoeira, conhecendo as praias que estão no trajeto entre Salvador e a cachoeira Dona Zilda.

Você pode chegar à cachoeira Dona Zilda em Imbassaí de carro, ônibus ou transfer. Os ônibus saem do aeroporto e da rodoviária de Salvador com destino às cidades da Linha Verde, parando em um ponto da estrada próximo à cachoeira.

Para quem prefere ir de carro, o acesso se dá pela BA 099. É fácil de identificar a entrada de Imbassaí por conta de um posto de combustível com o mesmo nome da praia. Você pode acessar a cachoeira no sentido do povoado de Barro Brasil. A estrada está em boas condições, sendo uma parte pavimentada e outra de chão batido.

cachoeira dona zilda

Para quem o passeio é indicado?

A cachoeira Dona Zilda é um passeio que pode ser feito por toda a família. O local é de fácil acesso, a cachoeira é segura, e o ambiente agradável. Por isso, se você tem crianças ou idosos, não precisa se preocupar, pois eles estarão seguros e vão poder aproveitar o passeio ao máximo.

Para quem está viajando pela região, em um resort ou praias próximas, vale a pena reservar um dia para conhecer a cachoeira Dona Zilda e o entorno. O local é tranquilo e vale a visita.

O que levar para a cachoeira Dona Zilda?

Já decidiu incluir a cachoeira Dona Zilda como uma das atrações para conhecer com a família? Neste caso, assim como em qualquer cachoeira na Bahia, lembre-se de organizar uma mochila com alguns itens básicos, que devem te acompanhar durante o passeio:

  • água e lanches leves. Evite frituras e alimentos que precisam de refrigeração;
  • protetor solar;
  • repelente;
  • roupas de banho;
  • roupas secas;
  • toalhas;
  • óculos de sol;
  • chapéu/boné;
  • chinelo;
  • boias para crianças pequenas.

A lista do que levar para a cachoeira pode variar de acordo com as necessidades de cada família. Quem tem crianças pequenas, por exemplo, deve levar itens de alimentação especial. Quem viaja com idosos não pode esquecer de levar uma cadeira para que eles consigam se sentar confortavelmente.

Além disso, se você está planejando outros passeios além da cachoeira Dona Zilda, como trilhas na região, precisa estar atento ao que levar para trilha e cachoeira. No caso da Dona Zilda, não é necessário fazer uma trilha, mas alguns passeios para cachoeiras contam com trilhas mais extensas e que exigem o uso de um tênis especial, por exemplo.

Vale a pena visitar a cachoeira?

A Cachoeira Dona Zilda é um lugar muito tranquilo e indicado para quem gosta de aproveitar o contato com a natureza. Se você quer diversificar um pouco o passeio e não ficar apenas na praia, vale muito a pena visitar o local.

O acesso é fácil, existe estacionamento no local, o ingresso tem um valor simbólico, e o espaço é frequentado principalmente por famílias. É um ambiente agradável, e as crianças podem ter uma experiência diferente de troca com a natureza.

Você gostou de conhecer mais sobre a cachoeira Dona Zilda? Então, aproveite a oportunidade para planejar sua próxima visita à Bahia. Conheça as opções de hospedagem na Costa do Sauípe e venha viver suas próximas experiências conosco!

Compartilhe nas redes sociais

Aproveite nossos pacotes promocionais e conheça a Costa do Sauípe!

Confira