Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberaba (34) 3325 9602
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 3 de maio de 2022, 5 min de leitura

Mesmo que não tenha se dado conta, em algum momento, você já deve ter experimentado a culinária mediterrânea. Tradicional de países como a Espanha, Itália, Grécia, Egito e Israel, essa deliciosa comida tem fãs espalhados em todo o mundo e com certeza, os brasileiros estão incluídos.

Além de deliciosa, a comida mediterrânea é também uma das mais saudáveis, afinal os seus principais ingredientes são: azeite extra virgem, frutas e vegetais. Juntos esses elementos são capazes de prevenir diversas doenças, como as cardiovasculares.

Não é à toa que a culinária mediterrânea está entre as atrações gastronômicas que você encontra na Costa do Sauípe! Continue lendo e confira 10 pratos para pedir quando chegar no litoral baiano. Confira.

1. Homus de grão-de-bico com alho confitado

A primeira receita mediterrânea que vamos te apresentar é um prato popular entre os árabes, o homus de grão-de-bico com alho confitado. Essa é uma comida bem simples que vai tahine, alho e limão, mas o sabor de grão-de-bico é inconfundível.

Inclusive, existem algumas versões veganas desta deliciosa receita mediterrânea. Assim, todos podem provar esses deliciosos sabores que esta culinária tem a oferecer.

2. Salmão mediterrâneo

Para quem ama um peixe, que tal experimentar um prato típico da culinária mediterrânea, o salmão? Preparado com molho pesto com pupunha salteada, esse é um sabor que nunca irá esquecer.

Além disso, você ainda encontra algumas versões com tomates cerejas e ervilhas tortas como acompanhamento. Inclusive, é possível adequar as porções para compartilhar com os amigos e família.

3. Quibe cru

Clássico da culinária árabe e também do mediterrâneo, o quibe cru não pode faltar na sua lista de pratos para saborear. Feito com hortelã, pimenta e trigo, essa é uma receita simples, mas que ainda encanta na primeira mordida.

Porém, como nem tudo é simples, é válido saber que essa é um prato demorado, afinal, você pode ter que esperar 1h30 para finalmente comer esta deliciosa comida mediterrânea.

4. Gazpacho

Um dos pratos mediterrâneos que você não pode deixar de provar é o Gazpacho! Principalmente em lugares quentes, como o litoral baiano, afinal de contas essa é uma sopa fria à base de hortaliças, com muito pepino e pimentão.

Mesmo que seja popular no sul da Espanha e de Portugal, a sua fama chegou até os solos brasileiros e nossos patriotas amam esta receita da culinária mediterrânea. Bem levinha e suave, você se surpreenderá.

5. Paella

Se você gosta de frutos-do-mar, a paella é o prato ideal da gastronomia mediterrânea para você. De origem espanhola e com várias versões brasileiras, essa tradicional receita possui ingredientes nobres, como camarão e lagosta.

Inclusive, se você estiver com receio de comer os frutos-do-mar, lembre-se que é possível encontrar versões vegetarianas feitas com verduras. Você irá se arrepender de experimentar.

Imagem de ingredientes da culinária mediterrânea

6. Gemista

Sim, o nome é um pouco peculiar, mas o sabor do gemista é uma experiência gastronômica a parte. Originário da Grécia, esse é um prato que leva pimentões sem sementes direto ao forno.

Além disso, ainda vai acompanhado de cebola, tomate, berinjela, abobrinha, repolho, folhas de parreiras e muito mais. E se tiver algo que não goste ou tenha alergia, é só pedir para retirar e aproveitar mesmo assim essa deliciosa refeição.

7. Dolmades

Mais uma opção de receita saudável! O dolmades é um tipo de charuto com folhas de uva que é recheado com carne moída de cordeiro e ainda vem acompanhado de arroz, ervas e vegetais. E ainda fica melhor, já que o molho de pepino, iogurte ou tzatsziki deixa tudo mais interessantes.

8. Coca Catalana

Típico da Catalanha, a Coca Catalana é um clássico que não pode faltar na sua visita à culinária mediterrânea. A sua aparência lembra um pouco a pizza, podendo ser salgada ou doce.

A sua massa é feita com farinha, ovos e os recheios são os mais variados possível. Você pode escolher entre legumes assados, pimentões, berinjelas, linguiça, arenque e muito mais.

9. Moussaka

Uma das receitas mais clássicas e que não poderia deixar de fora é a moussaka. “Mas o que é isso?”. É uma espécie de lasanha, mas ao invés de massa separando o recheio, são fatias de berinjela cozida.

E não se engane achando que os recheios são simples! Uma boa moussaka é feita com tomates, carne de cordeiro, cebola, azeite, pimenta e muitas ervas para deixar o cheiro bem característico.

10. Camarão à Marettimo

Por último não poderíamos deixar de mencionar o Camarão à Marettimo. Este é um prato que leva camarão ao molho de creme de leite e curry. Além disso, a sua comida ainda vem com arroz de amêndoas, fechando a experiência com chave de outo.

Uma dica para não deixar a experiência gastronômica incompleta é comer este prato mediterrâneo com uma taça de vinho branco. A bebida irá realçar os sabores.

Prove essas e outras receitas em nosso restaurante!

Procurando pelo lugar ideal para provar todas essas receitas? Então, venha para a Costa do Sauípe! Além de se maravilhar pelas belas paisagens do litoral baiano e se divertir nas atrações do resort, ainda pode comer bem em nosso restaurante La Villa.

Pronto para marcar a viagem? Acesse o nosso site e confira nossas opções de hospedagens. Assim, você garante um excelente e belo lugar para descansar na sua folga.

Compartilhe nas redes sociais

Aproveite o melhor da Bahia na Costa do Sauípe!

Confira