Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberaba (34) 3325 9602
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 19 de abril de 2022, 5 min de leitura

Purpurina, folia e fantasia: as curiosidades sobre o Carnaval da Bahia, um dos mais famosos do país, são muitas. A festa se tornou o feriado mais importante da região e atrai muitos viajantes. Em 2020, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) estimou que 854 mil turistas estiveram em Salvador nessa época.

A festança foi oficializada em 1884, mas, pelo que afirmam os historiadores, o Carnaval começou ainda antes, em meados dos séculos XVI e XVII. O pesquisador Nelson Varón Cadena chegou a publicar um livro contando a história dos festejos na Bahia.

Para você que é apaixonado pela cultura de Salvador e deseja conhecer algumas curiosidades sobre o Carnaval da Bahia, a Costa do Sauípe separou fatos incríveis a seguir.

1. Origem do trio elétrico

Um dos principais precursores do Carnaval baiano é o trio elétrico, que iniciou as atividades em 1950. Nesse ano, os amigos Osmar e Dodô decidiram personalizar um Ford 1929 recém-reformado com cores vivas e símbolos de violão.

Além do veículo chamativo, os amigos criaram um sistema para amplificar o som do veículo. Eles saíram pela cidade com músicas animadas, descendo a Ladeira da Montanha em direção à praça Castro Alves.

A modificação fez os foliões seguirem o carro de Dodô e Osmar. O sucesso foi tanto que, com o tempo, o passeio virou tradição no Carnaval de Salvador e evoluiu para as alegorias que conhecemos hoje.

No trio elétrico de Salvador, já subiram Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Léo Santana e outros nomes conhecidos do axé. As atrações costumam tirar os foliões do chão e elevar o ânimo da galera.

2. Escolha do Rei Momo

Uma das curiosidades sobre o Carnaval da Bahia é a origem do Rei Momo. Originário das culturas romana e grega, o personagem foi visto no Carnaval pela primeira vez em 1933, no Rio de Janeiro, quando foi contemplado com o título de guardião do evento.

Essa tradição chegou ao Carnaval de Salvador em 1959, por meio de um concurso promovido pela rádio Excelsior. Em 1990, os direitos do concurso foram comprados pela Federação Baiana dos Clubes Carnavalescos. Atualmente, ele é promovido pelo Conselho Municipal de Carnaval e pela Federação Baiana de Entidades Carnavalescas.

3. Olodum

Primeiro bloco de Carnaval afro a desfilar em um trio elétrico, o Olodum foi criado em Salvador, no ano de 1979. Na época, moradores de um bairro marginalizado da cidade se juntaram para trazer as raízes africanas do povo da Bahia à tona.

Já na década de 1980, o Olodum se tornou uma organização não governamental (ONG) que desenvolve ações de combate à discriminação racial e busca manter viva a herança cultural africana.

4. Surgimento do Movimento dos Caboclinhos

Muito conhecido em todo o estado, o Movimento Folclórico dos Caboclinhos faz parte da folia baiana. Porém, uma das curiosidades sobre o Carnaval da Bahia que poucos sabem é que a ideia de se fantasiar de índio também teve inspiração em Hollywood.

Esses blocos de Carnaval surgiram na década de 70, e a principal inspiração foi a estética dos índios nos filmes de caubói da época, em que os personagens indígenas estavam presentes na maioria das produções.

Um dos blocos de Carnaval mais conhecidos do movimento é o Apaches do Tororó, nome de um povo nativo americano, residente no sudoeste dos Estados Unidos.

5. Participação feminina do Bloco Coruja

Fundado em 1963 por membros de outros trios elétricos, o Bloco Coruja é um dos mais famosos e antigos do Carnaval baiano. Ele ficou conhecido por desfilar com fantasias e muralhas, posteriormente com abadás. Uma das curiosidades do Carnaval da Bahia é a participação de mulheres do trio elétrico ser vetada até 1996.

Assim, foi só em 2002 que o bloco teve uma participação feminina, recebendo Ivete Sangalo, que segue firme até os dias atuais nas apresentações do Bloco Coruja. Com o tempo, ele foi se destacando pela apresentação de inúmeros cantores e artistas famosos no trio elétrico.

6. Início do uso de abadás

O uso de abadás também faz parte da lista de curiosidades sobre o Carnaval da Bahia. Ele foi implementado em 1993 pelo designer Pedrinho da Rocha. A intenção era personalizar a experiência e diferenciar os integrantes de cada bloco carnavalesco.

Com o tempo, os foliões decidiram personalizar os abadás com bordados, estampas e outros elementos. Em 2017, Pedrinho da Rocha decidiu inovar e sugeriu que os foliões usassem quimonos no lugar do clássico abadá. Porém, essa sugestão parece não ter sido aceita pelos visitantes de Salvador.

Imagem de duas pessoas fantasiadas para o Carnaval

Carnaval na Bahia

O Carnaval de rua na Bahia costuma ser bastante agitado. Salvador, mais especificamente, é a cidade que tem a maior festa de rua do planeta. Ela conta com uma superinfraestrutura nessa época do ano.

Além dos trios elétricos, os órgãos municipais, estaduais e federais montam postos de saúde, postos policiais, arquibancadas e até camarotes em Salvador. Tudo serve para tornar o Carnaval de rua ainda mais proveitoso.

A farra é dividida em circuitos: os mais populares são Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande – Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico). Lá, o carnaval dura seis dias. Bastante tempo para aproveitar, certo?

Carnaval no Costa do Sauípe

Bem próximo do maior Carnaval do mundo, está localizado o resort Costa do Sauípe. Com um modelo all-inclusive, ele oferece um serviço que agrada à família toda.

Além disso, é claro que o complexo de hotéis prepara uma programação especial, conhecida como Ziriguidum, para essa época do ano. Regado a pocket shows carnavalescos, bloquinhos infantis e marchinhas, o Carnaval Ziriguidum é um evento imperdível! Confira as hospedagens e reserve a sua estadia!

 

Compartilhe nas redes sociais

Confira nossos pacotes promocionais e aproveite o melhor do Litoral baiano pelo menor preço

Confira