Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberaba (34) 3325 9602
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 25 de abril de 2022, 5 min de leitura

Já pensou em aprender a como jogar tênis durante as suas férias? Isso é possível na rede de resorts da Costa do Sauípe! Na verdade, se a sua paixão são os esportes, temos tudo preparado para que você se divirta enquanto aproveita as belezas litorâneas da Bahia.

Gostou da ideia? Mas, antes de começar a jogar tênis, é importante conhecer os seus fundamentos e suas regras básicas a fim de arrasar na primeira partida e de deixar todos de “boca aberta”.

Para isso, trouxemos este conteúdo para você! Se há dúvidas sobre como jogar tênis, chegou ao lugar certo. Veja, a seguir, como se divertir fazendo esportes, aproveitando ao máximo as suas férias de verão. Confira.

O que é tênis?

Se você já ouviu falar do Guga, Gustavo Kuerten, provavelmente o tênis não é um estranho na sua vida. Afinal, o ex-tenista brasileiro fez história no mundo e no Brasil por suas jogadas impressionantes.

Em termos gerais, o tênis é um jogo individual e em duplas que consiste em jogar a uma bola pequena — diâmetro de 6,54 centímetros — de uma lado para outro da quadra, utilizando uma raquete, deixando-a quicar somente uma vez. Caso passe desse número, o ponto é seu ou do seu adversário.

Bem simples, não é mesmo? Com uma quadra de tênis, você já pode começar a se divertir jogando a bola de um lado para outro com os seus amigos e com os seus familiares. Porém, se a sua expectativa é aprender a como jogar tênis a sério, não deixe continuar lendo para conhecer os fundamentos desse esporte.

E como funciona?

O jogo de tênis sempre se inicia com um saque ou com um serviço, partindo do lado direito da quadra. O tenista tem duas chances para sacar; assim, caso a bola toque na rede e caia dentro da área de saque na primeira tentativa, acontece o “let”, ou seja, a repetição do saque.

Agora, se o jogador de tênis errar duas vezes na hora do saque, ele comete um “dupla falta”, assim perdendo o ponto e dando continuidade ao game.

Sabia que a quadra de tênis não é só aquela de concreto? Na verdade, uma modalidade mais nova desse esporte é jogada na quadra de beach tennis, ou seja, uma em que os jogadores jogam com os pés na areia.

Na Costa do Sauípe, você encontra esse tipo de quadra para jogar com os seus amigos. Contudo, lembre-se de que, ao aprender como jogar tênis de praia, as regras serão um pouquinho diferentes. Isso porque a bola não consegue quicar, por isso o ponto é automático quando a bola cai na quadra adversária, como no frescobol.

Quais as regras?

Agora que já teve essa breve introdução, é hora de aprender as regras para aprender a como jogar beach tennis e de quadra como um profissional. Leia e observe o que levar em conta quando estiver jogando.

Tempo

O tempo é muito importante para a partida de tênis, pois os jogadores possuem somente 25 segundos, por exemplo, para realizar o saque. Caso ultrapassem esse limite, recebem uma advertência. Caso isso se repita, o ponto é perdido.

Viu como o tempo faz toda a diferença? Além disso, ao contrário de outros jogos, o tênis não tem limite de tempo, afinal os sets e os games é que fazem a diferença de quem irá ou não ganhar o jogo. O objetivo é vencer o número mínimo de sets do jogo e, somente depois, o torneio é encerrado.

Sabia que a partida de tênis mais longa foi uma disputa, em 2010, pelos jogadores John Isner e Nicola Mahut? Essa incrível partida teve a duração de 11 horas e 5 minutos.

Imagem de duas pessoas comemorando num jogo de tênis

Regras de saques

Sim, existem mais algumas regrinhas para o saque ser válido. Afinal, a fim de que seja marcado o ponto, a bola rebatida precisa cair na área delimitada do lado da quadra do oponente. Dessa maneira, caso saia para fora, é cometido um “fault”, ou seja, uma falta, dando o direito de sacar mais uma vez.

Outra situação importante para aprender é quando a bola bate na parte superior da rede e, ainda assim, cai dentro da área de saque, já que não é dada nenhuma penalização. Assim, você poderá sacar novamente.

Lembre-se de que os saques são alternados. Em outras palavras, conforme os jogadores vão pontuando, eles vão trocando quem irá sacar e receber as bolas, dando continuidade ao jogo.

Pontos

Por último, é importante conhecer a pontuação do tênis. A contagem é feita por: 15, 30, 40 e game; de outra forma, primeiro, segundo, terceiro e quarto ponto, consecutivamente.

Caso haja empate, 40 a 40, acontece o que é chamado de “deuce”. Ou seja, o jogo só é decidido quando um jogador ou uma dupla tiver dois pontos de vantagem, marcando a vitória.

Aproveite as belezas litorâneas da Bahia para se divertir jogando

O que acha de aproveitar as belezas do litoral baiano jogando tênis? Na Costa do Sauípe, você desfruta dessa experiência e de muito mais! Conheça o Sauípe Sports para se divertir com toda a família.

Gostou da ideia? Corra para conhecer nossas opções de hospedagens e garantir o seu destino de férias para este ano. Venha experimentar o melhor que o Nordeste pode oferecer.

Compartilhe nas redes sociais

Aproveite o melhor da Bahia na Costa do Sauípe!

Confira