Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberaba (34) 3325 9602
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 20 de abril de 2022, 5 min de leitura

Se você ama praticar esportes, o que acha de aprender como jogar handebol? Como um jogo dinâmico e cheio de interação com os colegas de time, essa é uma ideia interessante para você passar os dias ensolarados da Bahia enquanto está de férias nos nossos hotéis.

Porém, se você nunca jogou, saiba que é preciso aprender como jogar handebol antes de se aventurar neste jogo divertido. Para ajudar você a dar o pontapé inicial, preparamos o conteúdo a seguir. Leia e entenda tudo o que é necessário para jogar sua primeira partida.

Afinal, o que é handebol?

Handebol é um esporte coletivo em que os times levam e arremessam no gol adversário utilizando somente as mãos. É quase como o futebol, mas as jogadas são feitas, exclusivamente, pelas mãos.

Atualmente, você encontra tanto equipes femininas como masculinas jogando este esporte. Contudo, engana-se quem pensa que ele só é praticado nas quadras de salão, já que existe o handebol de praia, praticado na areia.

Porém, não ache que o esporte é para os fracos! Isso porque esse jogo de invasão não é totalmente avesso ao contato físico. Afinal, os jogadores precisam retirar a bola da mão do adversário, o que pode gerar alguns acidentes.

Mesmo que existam algumas diferenças, a disposição de jogadores não é tão diferente assim do futebol. Para ajudar você a entender como jogar handebol, a seguir, explicamos com mais detalhes.

  • Goleiro: faz a defesa do gol;
  • Armador central: articula as jogadas;
  • Meias (direita e esquerda): progridem as jogadas elaboradas pelo armador e apresentam um papel defensivo;
  • Pontas (direita e esquerda): fazem as jogadas nas laterais da quadra;
  • Pivô: abre espaço na defesa adversária jogando de costas para o gol.

Imagem de um gol e uma bola para jogo de handebol

Quais são os fundamentos do handebol?

Para entender mais profundamente como funciona este jogo, conhecer os fundamentos do handebol é essencial. Assim, em pouco tempo, você se prepara para se aventurar nas quadras, fazendo vários gols. Confira.

Empunhadura

A empunhadura do handebol é a maneira correta de segurar a bola. Ela precisa ser, obrigatoriamente, feita com uma das mãos para as jogadas. Esse é um dos fundamentos mais básicos do handebol: a palma da mão deve servir para apoiar a bola e os dedos devem pressionar a costura, trazendo a firmeza necessária para jogar.

Recepção

A recepção é quando você recebe a bola e a domina. Normalmente, isso é feito com as duas mãos. Porém, quando se é profissional, é possível fazer esse movimento com uma única mão. De acordo com os livros de técnicas sobre handebol, a recepção ideal é aquela em que as mãos estão paralelas e ligeiramente côncavas, ou seja, em forma de concha.

Passe

O passe é essencial para a partida seguir em harmonia. Esse é um fundamento que consiste em lançar a bola para um companheiro de time sem deixar que o adversário tome a bola. Uma boa jogada de passes é o caminho ideal para chegar no gol do adversário.

Arremesso

O segredo para fazer gols no adversário é o arremesso. Ele consiste em finalizar uma jogada, buscando atingir a baliza do time adversário. Geralmente, o arremesso é acompanhado de um pulo, em que o jogador impulsiona o tronco para aumentar o alcance da bola jogada.

Finta

A finta também é um fundamento essencial no handebol. Esse é um conjunto de movimentos com o objetivo de se desvencilhar da marcação, enganando o adversário. Para isso, vários movimentos de mudança de direção e ritmo são utilizados.

Drible

No handebol, o drible é um movimento de quicar a bola no chão, sempre a dominando. Essa é uma técnica que pode ser aplicada em movimento ou não, pensando no próximo passo para vencer o jogo.

Vale lembrar que, durante todo o tempo de jogo no handebol — 60 minutos, 30 em cada tempo —, a bola só pode ser deslocada de um canto para outro se estiver quicando na quadra.

Entenda as regras do handebol

Agora, o que acha de aprender as regras do handebol? Depois desse guia, você está pronto para se divertir nos hotéis do Costa do Sauípe com seus amigos e familiares. Dê uma olhada!

  • O jogo é composto por duas equipes de sete jogadores cada, sendo um deles o goleiro;
  • As partidas duram uma hora, dividida em dois tempos de 30 minutos;
  • Se houver empate, dois tempos de cinco minutos servem como prorrogação;
  • Somente o goleiro está autorizado a usar os pés nas jogadas;
  • Os jogadores só podem dar três passos com a bola em mãos antes de fazer o arremesso. Caso contrário, só é possível se movimentar pela quadra quicando a bola;
  • Como marcar gols é o objetivo do jogo, é necessário que a bola atravesse a linha do gol do adversário por completo.

Divirta-se na Costa do Sauípe!

Gostou de aprender como jogar handebol e está pensando em praticar esportes enquanto está de férias? Então, fique sabendo que a Costa do Sauípe está preparada para atender às suas necessidades. Para isso, oferecemos o Sauípe Sports, com várias modalidades esportivas para praticar.

Em nossa rede de hotéis, temos atrações preparadas para quem é amante de se movimentar, praticando vários esportes, incluindo o handebol. Conheça nossas opções de hospedagem e aproveite.

Compartilhe nas redes sociais

Aproveite o melhor da Bahia na Costa do Sauípe!

Confira