Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberaba (34) 3325 9602
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 9 de novembro de 2020, 4 min de leitura

O Castelo Garcia D’Avila é um dos principais monumentos históricos do litoral baiano, carregando parte da cultura arquitetônica do período de colonização e sendo a única construção com características medievais no Brasil.

Esses e outros detalhes fazem desse espaço um roteiro fascinante de turismo. Para que você possa conhecer um pouco mais sobre a história e a estrutura desse patrimônio histórico, preparamos um guia completo sobre o castelo localizado a 3 km da praia do Forte e a aproximadamente 33 km da Costa do Sauípe. Confira abaixo.

História do Castelo Garcia D’Avila

A história do Castelo Garcia D’Ávila se inicia em 1551, quando o almoxarife do primeiro governador geral do Brasil, Garcia D’Ávila, iniciou a construção do castelo para receber o governador Tomé de Sousa, que desembarcou na Bahia, em 1549, para fundar a cidade de Salvador.

Desse modo, o local se tornou uma das primeiras construções da família portuguesa no Brasil. Durante 300 anos, o Castelo Garcia D’Avila foi utilizado como residência militar pela família Ávila. Porém, em 1835, os Ávila partiram rumo à Europa e abandonaram a moradia.

Após anos, o Castelo Garcia D’Avila foi considerado um patrimônio histórico, em 1938. Hoje, o local é uma propriedade particular administrada pela Fundação Garcia D’Avila.

castelo-garcia-d-avila

O que você irá encontrar no Castelo Garcia D’Avila?

Apesar de parte da construção ter ido abaixo devido ao desgaste do tempo, o castelo da Praia do Forte ainda possui alguns detalhes ricos de sua bela construção arquitetônica. Confira abaixo alguns pontos desse patrimônio histórico.

Artefatos arqueológicos

Devido ao fato de o Castelo Garcia D’Avila ser uma construção histórica, o que não faltou ao longo dos anos foi a presença de diversos objetos arqueológicos que contam parte da história e da cultura de seus habitantes.

Cenário que une história, cultura e natureza

Além de trazer um pouco da cultura arquitetônica da época da colonização, o Castelo Garcia D’Avila, na Praia do Forte, também traz um cenário cheio de belezas naturais. São belíssimas árvores e coqueiros por todo espaço, assim como uma vista especial para a Praia do Forte.

Não à toa, a família portuguesa escolheu esse espaço tão bonito para ser sua residência. Por isso, se você é daqueles viajantes que ama explorar novos lugares e curtir a natureza, precisa visitar o Castelo Garcia D’Avila!

Construção medieval

Visitar o Castelo Garcia D’Avila te dará a oportunidade de conhecer mais sobre como eram as construções medievais. Lembrando que esse tipo de construção é única do país. Por isso, vale super a pena conferir cada detalhe das ruínas do castelo e apreciar parte da cultura dos nossos antepassados.

Capela Nossa Senhora da Conceição

Com uma construção simples e charmosa, a Capela de Nossa Senhora da Conceição foi uma das primeiras construções do castelo, e se encontra em um belo estado de conservação.

Apesar de a família portuguesa abandonar o castelo, os moradores locais continuaram usando a capela para atividades religiosas. Por isso, o espaço se manteve preservado.

Como chegar ao Castelo Garcia D’Avila?

Afinal, onde fica o Castelo Garcia D’Avila e como chegar? Esse belíssimo monumento histórico fica localizado na região da Praia do Forte, no município de Mata de São João, na Bahia. Para visitá-lo saindo da capital baiana de carro, você deverá percorrer um trajeto que pode ser feito em duas rotas.

A primeira rota é pela BA-099, pela qual você percorrerá aproximadamente 86 km em cerca de 1 h e 22 min de viagem. A segunda opção é utilizando a BR-324 e a BA-099. A rota tem duração de 1h e 28 min, com uma distância de 93,5 km.

Porém, se você estiver no Resort Costa do Sauípe e deseja visitar o Castelo Garcia D’Avila, pode utilizar a BA-099 e percorrer 33 km em 37 minutos de viagem para conhecer esse belíssimo patrimônio histórico.

Venha para a Costa do Sauípe!

Aproveite as acomodações aconchegantes da Costa do Sauípe para conhecer esses e outros pontos turísticos do litoral norte baiano. Aqui, você conta com quatro tipos de hospedagem que oferecem o sistema all-inclusive, pra você fazer uma viagem especial sozinho, a dois ou em família.

Além disso, o resort ainda oferece as mais belas praias e piscinas do litoral baiano, assim como diversas atividades culturais, gastronômicas, radicais, artísticas e relaxantes. Tudo para que você possa usufruir das belezas da Bahia com total conforto e comodidade!

Compartilhe nas redes sociais

Confira nossos pacotes promocionais e aproveite para vivenciar momentos inesquecíveis em um dos melhores resorts all-inclusive da América do Sul!

Confira