Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberaba (34) 3325 9602
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 23 de fevereiro de 2022, 5 min de leitura

A canoa canadense é uma embarcação com características estéticas bem diferenciadas. Criada por indígenas canadenses — é daí que vem o nome —, ela utiliza um remo de uma única pá para navegar.

Descoberta pelos ingleses no século XIX, hoje ela é amplamente utilizada para a prática de atividades esportivas e a contemplação da natureza, sendo uma alternativa interessante para quem quer navegar em lagos, rios e corredeiras.

Neste artigo, você vai saber tudo sobre o assunto. Além de entender o que caracteriza uma canoa canadense, vai conhecer os tipos e aprender como usar esse modelo de embarcação. Acompanhe!

O que é uma canoa canadense?

A canoagem é uma modalidade esportiva que atrai milhares de pessoas interessadas em praticar um esporte aquático, considerada uma ótima alternativa para atletas com diferentes perfis.

Essa canoa é um tipo de embarcação utilizada principalmente na exploração de lagos, corredeiras e rios. Pode ser fechada ou aberta e utiliza remos que permitem a sua locomoção.

O remo para canoa canadense tem uma única pá, diferentemente dos remos utilizados no caiaque, por exemplo, que tem duas pás. Além disso, essas embarcações se destacam por terem um casco leve e grande estabilidade, e serem de fácil manobragem na água.

Quais são as características dessa canoa?

A embarcação se caracteriza pela existência de, pelo menos, dois assentos com apoio para as costas. Ela também possui dois remos, uma tampa de inspeção, uma tampa oval de popa, coletes salva-vidas e um carrinho. Algumas medidas podem variar, mas, no geral, ela tem as seguintes dimensões:

  • comprimento de 4,60 m;
  • largura de 90 cm;
  • altura de 50 cm;
  • peso médio de 46 kg;
  • capacidade de carregamento de até 260 kg.

Modelos mais modernos — como a canoa canadense de fibra — são construídos com resina de poliéster e recebem reforço com fibra de vidro ou de carbono. Há diversas opções disponíveis no mercado e, antes de escolher o modelo ideal, é imprescindível avaliar as suas necessidades.

A canoa canadense com motor, por exemplo, ela pode ser uma alternativa interessante para quem pretende usar a embarcação com uma finalidade de transporte. Já quem busca uma opção para praticar atividades físicas, a opção sem motor é a mais adequada.

Vale lembrar que as canoas canadenses são perfeitas para quem vai fazer uma expedição ou um passeio mais demorado, já que elas têm capacidade para levar mais peso e equipamento do que os caiaques, por exemplo.

Imagem de duas pessoas remando uma canoa canadense. O barco tem a cor azul e os remos, a cor amarela.

Como remar em uma canoa canadense?

Antes de aprender como remar esse tipo de canoa, você precisa conhecer os cuidados que garantem a segurança. Além do colete salva-vidas, é recomendado que os tripulantes saibam nadar. Caso você vá navegar sozinho em uma viagem, procure orientações prévias com um instrutor.

Para remar, você precisa colocar uma das suas mãos no topo da extremidade do cabo do remo e a outra um ponto mais baixo. Gire o torso de tal forma que a raquete se desloque para a frente e depois mergulhe-a na água. A lâmina da raquete deve ser girada de forma perpendicular ao barco e, em seguida, deve-se puxar o remo.

Lembre-se de manter o corpo reto no assento e os remos na água, pois assim o barco fica mais estável, sendo que o movimento da água ajuda a manter a estabilidade da embarcação.

O remo deve ser mantido próximo ao barco para fazer a braçada, porque a distância pode fazer o barco virar. Além disso, uma dica importante é usar os músculos do centro do corpo para ter energia e não os músculos das costas, já que isso pode gerar desconforto e antecipar o cansaço.

Aqui vale lembrar que os primeiros passeios devem ser feitos com a orientação de um instrutor. Ele vai auxiliar com relação aos movimentos e aos cuidados de segurança, garantindo uma experiência positiva para o atleta.

Qual é a diferença entre canoa e caiaque?

Entre as embarcações utilizadas para pesca, passeios e atividades físicas, há duas que se destacam: a canoa e caiaque. A diferença entre elas é basicamente a posição dos assentos, o tipo de remo utilizado e a posição do remador. Entenda:

  • remo: no caiaque se utiliza um remo de pá dupla enquanto na canoa é utilizado o remo de uma pá;
  • assentos: são dispostos de maneira diferente;
  • posicionamento: no caiaque, o remador coloca as pernas posicionadas para frente, na canoa, a pessoa que guia o barco fica ajoelhada.

Como você pode ver, a canoa canadense é uma ótima alternativa para passeios mais longos, sendo recomendado um treinamento prévio antes de começar a utilizar a embarcação. Ela é boa para fazer a exploração de lagos, corredeiras e rios, por exemplo.

Gostou deste artigo sobre canoa canadense? Então que tal começar a planejar suas férias e curtir a prática de esportes marítimos? Conheça as nossas opções de hospedagens e programe sua próxima viagem.

Compartilhe nas redes sociais

Aproveite o melhor da Bahia na Costa do Sauípe!

Confira