Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberaba (34) 3325 9602
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 23 de março de 2022, 4 min de leitura

A festa junina é uma comemoração muito tradicional e divertida que faz sucesso em diferentes regiões do país. Esse sucesso tem um motivo: as comidas típicas da festa e as brincadeiras, como a cadeia e o casamento caipira, são garantia de boas risadas.

Neste artigo, você vai saber mais sobre as festas juninas no Brasil, conhecer detalhes sobre a celebração do casamento caipira, além de aprender como organizá-lo. Ainda vamos apresentar a festa de São João mais esperada da Bahia. Quer saber mais? Continue a leitura e descubra!

Festa junina no Brasil

A festa junina é, sem dúvidas, uma das festividades mais populares e queridas pelos brasileiros. Diferentemente do Carnaval, ela tem um ar mais nostálgico, porque lembra a infância e os bons momentos experimentados durante essas festas ao longo da vida.

Muito embora seja comemorada em todas as regiões do Brasil, a região Nordeste é a que se destaca na organização dos festejos juninos. Não é por acaso que muitos turistas que gostam de curtir um bom arraial visitam a Bahia nessa época do ano.

A festa mistura música tradicional, roupas típicas, maquiagem caricata, culinária popular — principalmente à base de milho e amendoim — quentão, brincadeiras de festa junina (como o casamento caipira), fogueira e danças.

Trazida para o Brasil pelos portugueses, no século XVI, ela é essencialmente uma festa religiosa, com o objetivo de homenagear os santos São João, Santo Antônio e São Pedro. Por falar em Santo Antônio, conhecido por ser casamenteiro, essa é uma das principais razões pela qual se realiza o famoso casamento caipira.

Celebração do casamento caipira

Santo Antônio, também conhecido como Antônio de Lisboa, é conhecido no Brasil como um santo casamenteiro. Ele ajuda pessoas a encontrarem a alma gêmea e dá aquele “empurrãozinho” para a celebração acontecer.

Segundo os religiosos, essa fama de casamenteiro surgiu dos pedidos de muitas moças, que rogavam ao santo para encontrar um noivo ou marido. Uma prática conhecida para alcançar a prece é colocar a imagem do santo “de castigo”, seja mergulhando-a na água, seja pondo-a dentro de uma caixa ou até da geladeira.

No Brasil, o dia 13 de junho é considerado o dia do santo, na mesma época em que ocorrem os festejos juninos. O dia de São João é celebrado no dia 24 de junho. Muito embora não exista um registro claro em relação ao surgimento do casamento caipira, acredita-se que a brincadeira tenha aparecido como uma maneira de fazer uma caricatura dos casamentos.

Imagem de um grupo de pessoas fantasiadas participando de um casamento caipira.

No casamento, como a noiva surge grávida, o pai dela aponta uma espingarda na cabeça do noivo para obrigá-lo a se casar com ela. Geralmente, o delegado, amigo da família da noiva, oferece apoio ao pai. O noivo, por sua vez, costuma estar embriagado e tenta fugir da cerimônia, sempre sem sucesso. O casamento termina com os noivos, agora casados, puxando o início da quadrilha.

Para organizar um casamento caipira é simples, você vai precisar das pessoas que vão fazer os papéis de noiva, noivo, pai da noiva, delegado, padre e mãe da noiva. Depois, é só escrever um roteiro simples das falas — a improvisação está liberada, isso torna o casamento ainda mais divertido.

Brincadeiras de festa junina

Além do casamento caipira, há uma série de outras brincadeiras e danças como a cadeia, correio elegante, pescaria, tiro ao alvo, argolas, boca do palhaço, corrida do saco e rabo do burro.

Curta o Arraiô da Costa do Sauípe

Agora que você já sabe o que é o casamento caipira, que tal conhecer a melhor festa junina da Bahia? O Arraiô é uma festa organizada pelo resort Costa do Sauípe que reúne o que há de mais tradicional e divertido nas festas juninas: comida típica de festa junina, decoração temática, espetáculos, quadrilhas, música ao vivo e, é claro, o casamento caipira.

Até aqui, a festa já estaria completa, não é mesmo? Mas o resort vai muito além: as atrações da festa junina do Arraiô incluem ainda o divertido espetáculo Forrozuando, um concurso do rei e rainha do milho, desafios itinerantes e charadas.

Uma dica importante para quem está programando sua viagem para o Arraiô: a programação da festa pode mudar a qualquer momento, por isso a dica é ficar de olho nas nossas redes sociais. Lá, compartilhamos informações atualizadas sobre a programação.

Além das redes sociais, se tiver qualquer dúvida, você pode entrar em contato por meio do nosso canal de atendimento ou enviando uma mensagem para o WhatsApp da Sol, nossa assistente virtual.

O que você achou de conhecer mais sobre como dançar quadrilha? Aproveite para programar sua viagem, venha curtir a Bahia durante os festejos juninos e participar do Arraiô. Conheça nossas opções de hospedagens e faça a sua reserva hoje mesmo!

Compartilhe nas redes sociais

Aproveite o melhor da Bahia na Costa do Sauípe!

Confira