Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberaba (34) 3325 9602
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 10 de maio de 2021, 4 min de leitura

Os animais da Bahia são os habitantes mais ilustres do estado. Famosa pelas suas belezas naturais, a região possui uma fauna diversa que habita ilhas, florestas, manguezais, mares, cachoeiras e outras áreas de mata. O local pertence à região da caatinga, que representa cerca de 10% do território brasileiro.

Estima-se que existam mais de 327 espécies que vivem exclusivamente na região. Então, antes de fazer uma visita ao estado, que tal conhecer os principais animais da Bahia? Confira alguns deles abaixo:

1. Sagui-de-tufos-brancos

Os Callithrix jacchus, também conhecidos como sagui-de-tufos-brancos, são uns dos habitantes da fauna da Bahia, residindo exclusivamente na região da Caatinga, mais precisamente no litoral baiano. Ele recebeu esse nome pela pelagem branca ao redor das orelhas, enquanto o resto dos pelos é cinza e branco.

Esses simpáticos animais da Bahia vivem em bandos e se alimentam de frutas, aranhas, insetos e filhotes de aves, como os pombos.

2. Soldadinho-do-araripe

O soldadinho-do-araripe é um dos animais da região da Caatinga, conhecido pela belíssima pelagem vermelha na cabeça, preta e branca no corpo. A espécie se encontra, desde 2003, em grande risco de extinção, devido ao tráfico ilegal.

Os Antilophia bokermanni vivem nas áreas de encostas e cursos de água, como rios e cachoeiras, alimentando-se de frutos e sementes.

3. Periquito-da-caatinga

Os Eupsittula cactorum fazem parte da família dos papagaios, visualmente semelhantes pelas cores verde e amarelo, podendo também ter uma pelagem alaranjada e bico marrom. Porém, o periquito-da-caatinga é uma ave de pequeno porte, que possui cerca de 120 gramas.

Esse é um dos animais nativos da Bahia que pode ser encontrado na maior parte do estado. Também chamados de periquitinha ou jandaia, os periquitos-da-Caatinga vivem em bandos de seis a oito aves, sempre aterrissando ao solo para tomar água e se alimentar.

animais-da-bahia-interna

4. Preguiça-de-chifres

A Stenocercus sp. n. vem da família dos lagartos e é um dos animais da Bahia que vivem exclusivamente na região da caatinga. A preguiça-de-chifres recebeu este nome por possuir um caminhar lento e uma cartilagem saliente na cabeça, similar a dois chifres.

O principal habitat dela são os locais com galhos secos — espaço perfeito para se camuflar e se proteger de predadores. A alimentação da preguiça-de-chifres se baseia em formigas, besouros e insetos.

5. Calango-de-calda-verde

O calango-de-cauda-verde é um dos animais em extinção da Caatinga. Ele possui pele mais lisa que o calango tradicional e uma cauda verde, que pode medir até 7 cm no caso dos machos.

A reprodução do Ameivula venetacaudus ocorre no período de chuvas no Nordeste, quando a fêmea põe ovos que podem chegar a até cinco filhotes por ninhada. Esse réptil possui hábitos diurnos e se alimenta de pequenos animais como formigas, aranhas e gafanhotos.

Vida marinha

Além de possuir diversas espécies de animais nas áreas de florestas do estado, as águas que banham o litoral baiano também abrigam vários animais marinhos, totalizando 114 tipos diferentes. Assim como a fauna da mata, a vida marinha corre um sério risco de extinção.

Por isso, existem vários projetos de preservação da vida marinha espalhados pelo estado. Os mais conhecidos são o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, que atua na preservação de espécies como a baleia jubarte, e o Projeto Tamar, responsável pela preservação e pela soltura de diversos tipos de tartarugas à natureza.

Venha para a Costa do Sauípe!

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os animais da Bahia, que tal optar por um dos melhores destinos de ecoturismo do estado? Localizado a 76 km de Salvador, o complexo de hotéis Costa do Sauípe oferece diversas opções para apreciar as belezas naturais do estado sem comprometer a fauna da região.

Além de desfrutar de ótimos momentos de lazer e diversão em meio às praias da Costa do Sauípe, também é possível acompanhar todo o processo de preservação das espécies de tartarugas marinhas no projeto Tamar, instalado a 4 km da praia do Forte, dentro do complexo.

Confira nossas opções de hospedagem e aproveite para viver momentos inesquecíveis no litoral norte baiano em um dos melhores resorts all inclusive da América do Sul.

Compartilhe nas redes sociais

Confira nossos pacotes promocionais e aproveite o melhor do Litoral baiano pelo menor preço

Confira