Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberaba (34) 3325 9602
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 17 de fevereiro de 2021, 5 min de leitura

Caminhar pelo Centro Histórico de Salvador é como visitar o passado sem abandonar o presente. A maior cidade do Nordeste tem muito a oferecer aos turistas e as atrações vão além do Carnaval, das praias e da gastronomia. Afinal, Salvador foi a primeira capital do Brasil e é parte da história do povo brasileiro.

Por isso, dedicar pelo menos um dia da viagem para conhecer os monumentos do Centro Histórico de Salvador pode tornar a experiência ainda mais enriquecedora. Assim, será possível conhecer alguns monumentos tombados como patrimônio nacional.

A seguir, conheça mais sobre a história da capital baiana e veja cinco pontos turísticos para visitar durante a sua viagem.

História e arquitetura

Antes de falar sobre a história e a arquitetura, é importante saber onde é o centro de Salvador. O Centro Histórico tem seus limites no Museu de Arte Sacra e no Mosteiro de São Bento. Locais como a Baixa do Sapateiro, a Ladeira da Montanha, o Largo do Pelourinho e o Forte Capoeira também fazem parte do Centro Histórico.

A cidade de Salvador foi fundada em uma colina e domina uma baía que funcionava como ponto estratégico para as ações de Portugal. Desse modo, o governo português conseguiria fazer transações comerciais com a África e o Oriente com facilidade.

Além de sua posição estratégica, o Centro Histórico de Salvador reúne diversos edifícios construídos entre os séculos XVI e XIX. A arquitetura baiana é apoiada na transição entre o estilo Renascentista e o Barroco e atualmente o local é considerado o maior conjunto arquitetônico colonial da América Latina.

centro-historico-de-salvador-interna-post

5 lugares para conhecer no centro histórico

A lista com os principais monumentos do Centro Histórico de Salvador é extensa. Por isso, separamos cinco pontos turísticos para você acrescentar no roteiro pela capital baiana.

1. Largo do Pelourinho

O Largo do Pelourinho era considerado o centro de Salvador no Período Colonial. Ali, as pessoas escravizadas eram punidas publicamente. Entretanto, a região, considerada um símbolo da história baiana, foi restaurada e reúne diversas construções barrocas que encantam o turista.

Além disso, o local evidencia as diferentes crenças religiosas do povo baiano. Um exemplo disso é a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Ela foi construída por religiosos negros e escravizados e toda semana há uma celebração com instrumentos de percussão africanos.

2. Largo Terreiro de Jesus

O Largo Terreiro de Jesus reúne história, arquitetura e entretenimento em um só lugar. Então, se você está em busca de uma imersão na cultura local, assista às apresentações dos grupos de capoeira e conheça os artesãos que se encontram no local.

A Catedral Basílica também deve fazer parte do roteiro pelo Centro Histórico de Salvador, principalmente daqueles que gostam de visitar igrejas com altares folheados de ouro, uma característica muito marcante da história do Brasil.

3. Mercado Modelo

Visitar o mercado municipal é uma forma de conhecer a cultura local, então, essa é uma dica que vai além da viagem para Salvador e pode ser aplicada em todas as outras capitais que você visitar.

O Mercado Modelo conta com mais de 200 lojas que comercializam artesanato e instrumentos musicais da cultura afro-brasileira. Por isso, ele é o lugar ideal para comprar as lembrancinhas da viagem. Além disso, você pode aproveitar e provar a culinária baiana em um dos restaurantes do mercado.

4. Elevador Lacerda

É difícil encontrar um turista que visitou Salvador e não passou pelo Elevador Lacerda. Afinal, ele é um dos cartões-postais da capital e basta contribuir com alguns centavos para embarcar nele.

A vista da Baía de Todos os Santos realmente impressiona e, em alguns segundos, o viajante passa da cidade alta para a cidade baixa. Portanto, essa é uma experiência que, com certeza, vale a pena.

5. Monumento da Cruz Caída

Outro ponto turístico que oferece uma visão privilegiada da Baía de Todos os Santos é o Monumento da Cruz Caída, construído no local da antiga Igreja da Sé. Ele foi inaugurado em 1999, no aniversário de 450 anos da cidade.

Uma maneira de tornar o passeio inesquecível é assistindo ao pôr do sol no local. Portanto, faça um roteiro pelo bairro do Centro Histórico de Salvador que considere esse fator. Assim, você termina o dia com uma experiência ainda mais especial.

Hospede-se no Resort Costa do Sauípe!

Agora que você conhece um pouco da história do Centro Histórico de Salvador, deve estar se perguntando quais as opções de hospedagem. O Resort Costa do Sauípe fica localizado a 76 km do aeroporto de Salvador e conta com uma estrutura completa para receber você e sua família.

Aqui, você aproveita o litoral baiano e todas as comodidades do melhor all-inclusive da Bahia. E, como o Costa do Sauípe é próximo à capital, você pode usufruir de toda a nossa estrutura e escolher um dia para visitar Salvador no estilo bate e volta. Faça a sua reserva!

Compartilhe nas redes sociais

Confira nossos pacotes promocionais e aproveite o melhor do Litoral baiano pelo menor preço

Confira