Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Demais localidades
Para RJ, RS, PR, MG e NE 0800 9400 818
Belo Horizonte (31) 3515 5600
Campinas (19) 3512 9898
Goiânia (62) 3412 1515
Pernambuco (81) 3771 2345
Ribeirão Preto (16) 3514 0400
Rio Quente (64) 3512 9999
Rio de Janeiro (21) 3512 0909
Santo André (11) 3512 4830
São José do Rio Preto (17) 3512 0500
São José dos Campos (12) 3512 9808
Uberaba (34) 3325 9602
Uberlândia (34) 3221 7017
Rio quente, Postado em 17 de junho de 2021, 4 min de leitura

As cidades históricas da Bahia são famosas internacionalmente por abrigar inúmeras belezas naturais, assim como diversas riquezas históricas, que trazem mais sobre a origem do nosso país e do povo baiano. Não é à toa que elas costumam estar entre os destinos mais visitados do estado.

Pensando nisso, trouxemos um guia completo com as cinco principais cidades históricas na Bahia para você visitar durante o seu passeio pelo estado. É só conferir o nosso roteiro e se preparar para curtir destinos incríveis! Confira!

1. Salvador

A primeira da nossa lista não poderia ser outra senão o centro histórico de Salvador. Fundada em 1549, a capital foi palco de grandes eventos históricos do nosso país. A história do povo baiano está por todas as áreas da cidade, desde as ruas rudimentares até as construções em cores diversas e vibrantes do pelourinho.

Além das belezas do pelourinho, vale a pena conhecer outros cartões postais de uma das mais belas cidades históricas do estado. Um deles é o Elevador Lacerda, fundado em 1869 para ligar a parte baixa e a alta da cidade, sendo o único elevador urbano da América Latina.

2. Ilhéus

Cidade natal das famosas obras de Jorge Amado, Ilhéus fez parte do enredo de vários livros do escritor, como Capitães da Areia. Além de ser palco para as narrações literárias do escritor, esse é um dos locais históricos da Bahia que abriga parte na jornada dos coronéis do cacau na época do Brasil Colônia.

Além de várias construções históricas e um charme todo especial, Ilhéus é famosa por abrigar uma faixa litorânea extensa e rodeada de belezas naturais. É o cenário perfeito para quem deseja aproveitar belas paisagens e conhecer mais sobre a origem das cidades históricas da Bahia.

3. Porto Seguro

Uma das cidades históricas da Bahia mais conhecidas é o município de Porto Seguro, que faz parte da Costa do Descobrimento — região dos primeiros destinos avistados pelos portugueses. O local é recheado daquilo que a Bahia tem de melhor: muita tranquilidade, natureza e riquezas culturais.

Não é à toa que ela está nesse roteiro para cidades históricas. Você pode viajar no tempo visitando locais como a igreja Nossa Senhora da Penha e Nossa Senhora da Misericórdia. Também é possível desfrutar de momentos inesquecíveis em meio às belíssimas praias da região, como a praia de Taperapuã.

cidades-turisticas-de-salvador-interna

4. Caravelas

Outra opção de visita à Bahia é a cidade de Caravelas, que fica a 25 km da capital do estado e compõe o roteiro de cidades históricas da Bahia. Charmosa e tranquila, essa pequena cidade possui diversas referências culturais por todos os lados, seja nas construções com azulejaria portuguesa, seja nas praças do município.

Durante sua visita à cidade, não deixe de conhecer a Co-catedral de Santo Antônio, uma pequena igreja que chama atenção pelas belezas arquitetônicas e pela pintura verde na área externa do prédio. Outra opção para curtir o passeio é o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, uma unidade de conservação da vida marinha.

5. Ilha de Itaparica

A Ilha de Itaparica abriga dois municípios baianos, a cidade de Vera Cruz e a de Itaparica. O acesso à ilha é feito apenas de ferry boat e barco, percorrendo um trajeto de 13 km a partir de Salvador. Com muitas praias a serem exploradas, o local é um ótimo destino para quem deseja aproveitar a natureza do estado.

Além dos cenários naturais deslumbrantes, a região abriga a Fortaleza de São Lourenço, espaço voltado para proteger o estado de invasões marítimas. Não deixe de visitar também outros locais como a Igreja do Santíssimo Sacramento e a Fonte da Bica, um dos cartões de visita da Ilha de Itaparica.

Aproveite o melhor da Bahia na Costa do Sauípe!

Na Bahia, opções de roteiros históricos e culturais não faltam! Para explorar as belezas e cultura da região, você pode contar com as acomodações aconchegantes do complexo de hotéis da Costa do Sauípe.

Localizado a 76 km da capital do estado, a Costa do Sauípe foi eleito um dos melhores resorts da América do Sul pelo Travellers Choice 2020. A estrutura abriga as mais belas praias e piscinas do litoral norte, além de oferecer diversas atividades artísticas, culturais e gastronômicas para você desfrutar durante a estadia.

Você ainda tem a comodidade de desfrutar do sistema all inclusive, que já inclui o consumo de bebidas e alimentos no valor da sua estadia. Tudo isso com os devidos protocolos de prevenção a COVID-19 aprovados pelo Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP).

Venha viver momentos inesquecíveis em meio às belezas do litoral baiano Confira nossas opções de hospedagem e faça já sua reserva!

Compartilhe nas redes sociais

Confira nossos pacotes promocionais e aproveite o melhor do Litoral baiano pelo menor preço

Confira